Infartos em jovens aumentam em Rondônia e preocupam especialistas
Rondônia registrou 2.000+ mortes por doenças cardiovasculares — 970 por infarto. Médicos: aumento de infartos em jovens por sedentarismo, má dieta e e‑cigarro.
As doenças cardiovasculares continuam entre as principais causas de morte em Rondônia e no Brasil. Até o último ano, o estado contabilizou mais de 2 mil óbitos por problemas cardiovasculares, dos quais 970 foram por infarto agudo do miocárdio, 696 por acidente vascular cerebral (AVC) e 556 por insuficiência cardíaca.
No âmbito nacional, estudos apontam aumento dos casos de infarto entre adultos jovens: houve crescimento de até 59% nas internações por infarto em pessoas com menos de 40 anos na última década, além de aumento nos óbitos nessa faixa etária, com maior incidência entre homens de 35 a 39 anos.
Em Rondônia, a maior concentração de casos ocorre historicamente em Porto Velho, associada à maior densidade populacional e a fatores ligados ao estilo de vida urbano.
O cardiologista e docente Luiz Gasparelo observa que, embora o infarto ainda seja mais frequente após os 50 anos, a presença precoce de fatores de risco tem antecipado o surgimento das doenças cardiovasculares em adultos jovens.
Entre os principais fatores de risco estão:
- sobrepeso e obesidade;
- sedentarismo;
- alimentação inadequada e consumo frequente de ultraprocessados;
- hipertensão arterial;
- colesterol elevado;
- diabetes;
- histórico familiar de doenças cardiovasculares;
- tabagismo e uso de substâncias como cigarro eletrônico, drogas recreativas e anabolizantes;
- estresse crônico;
- consumo excessivo de álcool.
Especialistas destacam preocupação com a popularização do cigarro eletrônico e o uso indiscriminado de anabolizantes entre jovens. O cigarro eletrônico pode provocar inflamação, alterar a função vascular e elevar a pressão arterial, aumentando a predisposição a eventos cardiovasculares. Os anabolizantes podem alterar os níveis de colesterol, elevar a pressão e favorecer tromboses e infartos, inclusive em pessoas aparentemente saudáveis. O consumo excessivo de álcool também contribui para hipertensão, arritmias e alterações metabólicas.
Os sintomas do infarto são semelhantes em todas as idades, mas em jovens frequentemente são confundidos com ansiedade ou problemas digestivos, o que atrasa a procura por atendimento. O sintoma clássico é dor ou pressão no peito, às vezes irradiando para braço, costas, mandíbula ou pescoço.
Sinais de alerta a serem observados:
- dor ou pressão torácica (possível irradiação);
- falta de ar súbita;
- sensação de aperto no tórax.
Em caso de suspeita, o mais seguro é procurar atendimento de emergência imediatamente: no infarto, o tempo é determinante para reduzir complicações e salvar vidas.
A prevenção deve começar cedo, com adoção de hábitos saudáveis desde a juventude. Recomendações incluem praticar atividade física regularmente, manter peso adequado, controlar a pressão arterial, fazer exames periódicos de colesterol e glicemia, evitar o tabagismo e o uso de anabolizantes, limitar o consumo de álcool e adotar uma alimentação equilibrada. Quanto mais cedo os fatores de risco forem identificados e controlados, maiores as chances de vida longa e saudável, afirma Gasparelo.