Apesar dos crescentes acidentes aéreos, este é um dos períodos mais seguros

Análise da segurança do transporte aéreo nos EUA, destacando que os números de acidentes e fatalidades têm diminuído, apesar de incidentes recentes.

Apesar dos crescentes acidentes aéreos, este é um dos períodos mais seguros

Dados do National Transportation Safety Board (NTSB) mostram que em janeiro houve um número menor de acidentes de avião nos EUA.

O pouso forçado do voo 4819 da Delta Air Lines em Toronto, realizado na segunda-feira (17), no mesmo mês em que um acidente entre um avião da American Airlines e um helicóptero do Exército dos EUA resultou na morte de 67 pessoas, pode dar a impressão de que voar está se tornando perigoso. No entanto, as estatísticas indicam que, na verdade, este é um dos períodos mais seguros para a aviação.

De acordo com dados preliminares do NTSB, houve um número total de 62 acidentes aéreos em janeiro, que é 18 acidentes a menos comparado aos 80 registrados no mesmo mês do ano anterior. A maioria dos acidentes ocorreu em voos privados e, se os números se mantiverem, janeiro de 2025 poderá estabelecer um novo recorde como o mês com o menor número de acidentes desde 2012.

  • Dos acidentes registrados em janeiro de 2025, dez foram fatais e um deles envolveu um avião comercial.
  • Historicamente falando, esse é o segundo menor número de fatalidades para o mês de janeiro.
  • O número de acidentes fatais nos EUA pode empatar com 2022 para se tornar o janeiro mais seguro já registrado.

A segurança nas viagens aéreas é uma preocupação constante. Mesmo com a ocorrência de acidentes, o número total de fatalidades e acidentes em aviões comerciais tem diminuído ao longo dos últimos 15 anos. Viajar de avião continua sendo muito mais seguro do que utilizar veículos terrestres.

Em comparação, 2023 registrou 23 incursões na pista, todas consideradas incidentes sérios. Já em 2024, esse número caiu para apenas sete, que é o menor da última década.

Embora a aviação nunca possa ser 100% segura, dados mostram uma tendência positiva em termos de segurança. A conscientização e a vigilância contínuas são cruciais para manter a segurança nos voos.