Elas Pescando realiza terceira etapa em Cabixi com foco na inclusão feminina

A terceira etapa do projeto "Elas Pescando" acontece em agosto em Cabixi, promovendo a inclusão feminina na pesca esportiva e incentivando o turismo em Rondônia.

Elas Pescando realiza terceira etapa em Cabixi com foco na inclusão feminina

Nos dias 9 e 10 de agosto, Cabixi receberá a terceira etapa do projeto “Elas Pescando”, que visa incentivar a participação das mulheres na pesca esportiva. A iniciativa é uma parceria entre o governo de Rondônia e a Associação dos Condutores de Pesca de Rondônia (ACPE/RO), com apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Este projeto representa um marco importante para o turismo no estado.

O propósito da pesca esportiva, além de promover o turismo e a economia local, envolve a educação ambiental. Durante o evento, os visitantes não apenas participarão das premiações, mas também poderão desfrutar das belezas naturais da região e da sua rica gastronomia, que já se destaca nos campeonatos de pesca do estado.

O governador Marcos Rocha enfatizou a relevância do projeto para o turismo ao reconhecer a participação feminina na pesca. "Rondônia é um dos principais destinos de pesca esportiva do país, e o governo tem investido para proporcionar oportunidades para as mulheres em todas as regiões do estado, ampliando sua participação no setor e promovendo o desenvolvimento e o bem-estar", afirmou.

Gilvan Pereira, superintendente da Setur, destacou que Rondônia possui um Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca, que facilita a realização de eventos como este. Ele acrescentou que tais eventos não só fortalecem o turismo de pesca esportiva, mas também estimulam a economia e criam uma competição saudável com outros estados.

A participação feminina é evidenciada por Rhuana Ribeiro, integrante da equipe 'As Traiadas', que inclui três integrantes. Ela mencionou: "A pesca é um esporte tradicionalmente masculino, e perceber que o governo investe em eventos de pesca esportiva feminina reforça nosso desejo de participar, pois isso envolve igualdade, representatividade e a promoção do esporte entre as mulheres."

Em 2024, a equipe conquistou o primeiro lugar na categoria de pesca embarcada em Jaci-Paraná. Neste ano, na primeira etapa, também em Jaci-Paraná, elas ficaram em segundo lugar na mesma categoria, e na segunda etapa, em Vila Calderita, venceram em primeiro lugar na categoria pesca de barranco.

Fonte da imagem: Roni Carvalho

Fonte das informações: Governo de Rondônia