Mestre Xoroquinho ministra aulas de capoeira em Porto Velho e será homenageado no Rio de Janeiro

Em Porto Velho, Mestre Xoroquinho ministra aulas de capoeira, promovendo a cultura afro-brasileira. Ele participa do Oscar da Capoeira em dezembro de 2025.

Mestre Xoroquinho ministra aulas de capoeira em Porto Velho e será homenageado no Rio de Janeiro

A capoeira é uma arte marcial brasileira que une luta, dança, música e acrobacia, originando-se na luta dos africanos escravizados contra a opressão colonial. Esta expressão cultural carrega consigo uma rica história de resistência e identidade do povo negro no Brasil, consolidando-se como um símbolo da cultura afro-brasileira reconhecida no mundo todo.

No município de Porto Velho, o Mestre Elias Fernando Ribeiro, conhecido como Mestre Xoroquinho, é uma figura proeminente do Grupo Candeias. Ele ministra aulas de capoeira no Ginásio Cláudio Coutinho todos os dias, com horários fixos das 12:00 às 13:00 e à noite, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19:00 às 20:00.

Natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, Mestre Xoroquinho tem 69 anos e pratica capoeira desde a infância. Em suas palavras, ele expressa que “o meu primeiro contato com a capoeira foi amor desde a primeira aula. Treino capoeira para mim, é também a profissão e o que gosto de fazer.”

Ele compartilhou com o Rondoniaovivo que “a capoeira é a própria cultura e a nossa história, ela é uma fênix que sobrevive, a passo lentos mas não para de lutar, esta é a capoeira brasileira.”

Recentemente, o Mestre foi convidado para participar do 7º Encontro dos Baluarte e da 4ª Edição do Oscar da Capoeira, eventos que ocorrerão no Rio de Janeiro em dezembro de 2025.

Fonte da imagem: Acervo Pessoal

Fonte das informações: Rondoniaovivo