17ª Brigada de Infantaria de Selva participa de Operação Atlas 2025 em Roraima
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva participou da Operação Atlas 2025, testando a integração das Forças Armadas em simulação de defesa na Amazônia.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, conhecida como “Brigada Príncipe da Beira”, participou da Operação Atlas 2025, o maior exercício militar conjunto das Forças Armadas do Brasil neste ano. A operação ocorreu no estado de Roraima, entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro.
Coordenada pelo Comando Militar da Amazônia, a operação teve como principal objetivo testar a interoperabilidade entre as três Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea. O exercício simulou um cenário de defesa da soberania nacional, segurança das fronteiras e proteção da população da região amazônica.
Durante o evento, a 17ª Brigada executou operações tanto ofensivas quanto defensivas, utilizando táticas que enfatizavam a mobilidade, o sigilo e a adaptação ao terreno específico da Amazônia. Estas ações visaram elevar o nível de adestramento, coesão e prontidão das tropas envolvidas.
No total, foram mobilizados 455 militares e 50 viaturas, incluindo 9 viaturas blindadas. Esse esforço operacional evidenciou o profissionalismo, a capacidade logística e a versatilidade da maior tropa de infantaria da região amazônica.
Com um espírito combativo e um elevado padrão técnico, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva reafirmou sua aptidão para cumprir sua missão constitucional de defender e proteger a Amazônia Ocidental, alinhando-se ao lema: 'Exército Brasileiro Braço Forte, Mão Amiga!'