Movimento Negro Unificado e TJRO discutem políticas de igualdade racial
Reunião entre o Movimento Negro Unificado e o presidente do TJRO destacou a urgência de ações contra o racismo e a promoção da equidade no Judiciário.
Na última terça-feira, 11, representantes do Movimento Negro Unificado (MNU) de Rondônia se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Alexandre Miguel, para discutir questões de relevância social e institucional.
A coordenadora do MNU/RO, Rosa Negra Ferreira, acompanhada pela coordenadora de comunicações Luciene Lisboa, cofundadora do Preticomite, enfatizou a necessidade urgente de ações que promovam a representatividade. Durante a reunião, elas presentearam o presidente com uma muda de Baobá, que simboliza a resistência antirracista. Além disso, o presidente assinou um termo de compromisso relacionado às pautas discutidas.
As representantes do MNU destacaram a importância de ampliar iniciativas voltadas para o combate ao racismo estrutural e promover a igualdade de oportunidades através de políticas públicas que assegurem os direitos da população negra.
Dentre os principais pontos discutidos, foi abordada a necessidade de intensificar a formação sobre relações étnico-raciais no Judiciário e a implementação de políticas afirmativas. Elas também ressaltaram a criação de mais espaços para diálogo e participação social, assim como a coleta de dados que permitam o monitoramento das ações de equidade no sistema de Justiça.
Alexandre Miguel reafirmou o compromisso do Tribunal com a promoção da igualdade e a valorização da diversidade, destacando os esforços da atual gestão para alinhar suas práticas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele mencionou que, em 2024, o Judiciário de Rondônia foi reconhecido pelo CNJ pela sua Política de Equidade Racial e que continua a desenvolver ações para facilitar o acesso das pessoas negras à justiça.
O presidente concluiu que o diálogo com movimentos sociais é essencial para construir uma Justiça mais inclusiva e sensível às necessidades da sociedade.