Sicredi abre premio para conteudos sobre credito cooperativo
Inscrições até 30/6 para a 1ª edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede, que premiará jornalistas e criadores por trabalhos sobre cooperativismo de crédito.
A primeira edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede, destinada a reconhecer jornalistas e criadores de conteúdo que abordam o cooperativismo de crédito no Brasil, tem inscrições abertas até 30 de junho de 2026. As matérias inscritas devem tratar exclusivamente do tema, evidenciando princípios, práticas e impactos do cooperativismo de crédito no contexto nacional.
As inscrições são realizadas pelo site www.sicredi.com.br/premio-comunicacao-em-rede. A iniciativa busca fortalecer o jornalismo brasileiro e incentivar a produção de conteúdos qualificados que demonstrem o papel do cooperativismo de crédito na inclusão financeira, no desenvolvimento social e local e na cooperação entre pessoas.
O concurso distribui R$ 220 mil em prêmios e está dividido em duas categorias principais: Jornalistas Profissionais, com subcategorias em texto, áudio e audiovisual e abrangência nacional, regional e local; e Comunicadores em Rede, voltada a criadores de conteúdo digital com projetos multimídia. Serão 11 contemplados, cada um com prêmio de R$ 20 mil, e os três finalistas de cada categoria, formato e abrangência irão participar de votação popular pela internet.
“O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspiram, conscientizam e fortalecem nossa identidade cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
Até o momento já foram inscritos mais de 250 trabalhos; a organização estima cerca de 300 produções registradas até o encerramento das inscrições. O prêmio integra ações da marca em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas (2025), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Podem se inscrever jornalistas profissionais autores de matérias publicadas em língua portuguesa entre 7 de outubro de 2025 e 30 de junho de 2026. Serão aceitos conteúdos em formato texto, áudio e audiovisual veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão.
Na categoria Comunicadores em Rede, podem participar autores de conteúdos originais sobre cooperativismo de crédito publicados em blogs, mídias sociais, podcasts, serviços de streaming ou outras plataformas digitais, desde que em língua portuguesa e com link público. É exigido que o participante possua pelo menos 5.000 seguidores em um único perfil de rede social.
Todos os participantes devem ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliadas no Brasil e com cadastro regular no CPF. Os materiais inscritos serão avaliados por critérios técnicos (qualidade da produção, apuração jornalística, inovação), de impacto (relevância social, alcance, influência) e de criatividade (originalidade, engajamento).
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 10 milhões de associados e um modelo de gestão que valoriza a participação dos cooperados como donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, a instituição atua em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo soluções financeiras e não financeiras.
Na região que abrange Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e parte de Goiás, o Sicredi está presente em 261 municípios com 361 agências, atendendo mais de 1,6 milhão de associados.