TJRO apresenta pioneirismo da Justica Itinerante em Brasilia
Presidente do TJRO e comitiva apresentaram em Brasília o pioneirismo da Justiça Itinerante de Rondônia, destacando o Fórum Digital e a Res. 460/2022.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel, participou em Brasília do seminário "Caminhos da Cidadania: a Atuação da Justiça Itinerante na Prática", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, acompanhado de comitiva.
O conselheiro Guilherme Feliciano convidou o presidente do TJRO para apresentar o pioneirismo histórico da Justiça Itinerante de Rondônia, destacando a importância da iniciativa desde o período anterior até a vigência da Resolução n. 460/2022 do CNJ.
Durante a audiência pública no evento, o juiz auxiliar da Presidência, Johnny Gustavo Clemes, ressaltou o Fórum Digital do TJRO, vencedor do Prêmio Innovare, como um modelo nacional voltado à inclusão de pessoas consideradas "excluídas digitais".
O seminário debateu desafios operacionais e formas de ampliar a divulgação da Resolução que estabelece diretrizes para a Justiça Itinerante. Representantes de outros tribunais também compartilharam experiências e práticas adotadas em suas regiões.
Integraram a comitiva de Rondônia o desembargador José Antonio Robles, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e o juiz Lucas Niero Flores, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJRO.