Ji Parana registra mais dois casos de furto de energia no bairro Capelasso
Fiscalização em Ji-Paraná flagrou ligação clandestina que abastecia uma casa e uma distribuidora; dois presos. Município já soma 10 prisões em 2026.
Uma ação de fiscalização realizada pela Energisa identificou, na quinta-feira (14), uma ligação clandestina em uma propriedade do bairro Capelasso, em Ji-Paraná. A instalação abastecia sem medição uma residência e uma distribuidora de bebidas com vários freezers.
Equipes da Energisa acionaram a Polícia Militar e a Polícia Técnico-Científica, que confirmaram a irregularidade no local. Os envolvidos foram encaminhados à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) para providências.
Ji-Paraná já registra 10 prisões por furto de energia elétrica em 2026. No estado, 50 pessoas foram detidas em flagrante pelo mesmo tipo de crime neste ano, e duas já foram condenadas com aplicação de pena e multa.
No ano anterior, as ações de fiscalização da concessionária identificaram mais de 1.500 casos de furto de energia apenas em Ji-Paraná, que ficou em 3º lugar no ranking estadual, atrás de Porto Velho e Ariquemes.
Segundo o Código Penal Brasileiro, o furto de energia — conhecido popularmente como “gato” — é crime, com pena prevista de dois a oito anos de prisão.
Daniel Andrade, gerente do Departamento de Combate às Perdas da Energisa, destacou que as fiscalizações foram intensificadas e alertou para os riscos da prática: além de ser ilegal, o furto de energia pode colocar vidas em perigo, provocar acidentes graves e afetar o fornecimento à comunidade, prejudicando também os clientes que pagam regularmente e a arrecadação de impostos.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais:
- Polícia Militar: 190
- Energisa: 0800 647 0120