Escola Nacional de Ciências Estatísticas lança novo portal da Escola Virtual IBGE

A ENCE lança novo portal da Escola Virtual IBGE, celebrando 30 anos da Coordenação de Treinamento. Cursos oferecem capacitação a servidores e sociedade.

Escola Nacional de Ciências Estatísticas lança novo portal da Escola Virtual IBGE

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) lançou, nesta segunda-feira, 20, o novo portal da Escola Virtual IBGE, em celebração aos 30 anos da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA). Essa equipe multidisciplinar é responsável por desenvolver, implementar e monitorar ações de extensão, treinamento e capacitação voltadas para servidores do IBGE, estudantes da ENCE e a sociedade em geral. Os cursos oferecidos pelo IBGE também estão disponíveis para outros servidores públicos no âmbito da rede de Escolas de Governo.

Para Izabelle de Oliveira, coordenadora do projeto, o novo portal é a principal porta de entrada para os ambientes virtuais de aprendizagem da ENCE, incluindo o Ence Capacitação e o Ence Cidadania. O portal possui uma interface moderna e uma navegação aprimorada, ampliando o acesso do público às ações de formação promovidas pela ENCE. O Ence Cidadania, voltado para a sociedade, estreia com cursos nas áreas de Estatística, Demografia e Geociências. Além disso, a nova estrutura do portal facilita o acesso aos cursos de capacitação interna do IBGE, oferecendo um ambiente integrado e alinhado às boas práticas de educação a distância no serviço público.

Desde sua criação em 2008, a Escola Virtual IBGE tem sido crucial para que a ENCE/CTA acionasse servidores do IBGE em todo o país, oferecendo capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Com o novo lançamento, o objetivo é aprimorar o ambiente de ensino-aprendizagem, focando na experiência do usuário. Uma das principais inovações é a criação de um espaço exclusivo para cursos voltados à sociedade brasileira.

No lançamento do novo portal, três cursos serão oferecidos inicialmente no ambiente Cidadania, com foco no público externo: Sistema Estatístico Nacional (20 horas), Conhecendo as Pesquisas Estatísticas do IBGE (20 horas) e Introdução a Indicadores Sociais (20 horas). Está prevista a oferta de mais cursos no futuro, incluindo o SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática.

Nos últimos 12 meses, aproximadamente 3.200 pessoas concluíram os cursos da ENCE destinados ao público externo, enquanto mais de 30 mil servidores do IBGE completaram os cursos ofertados internamente. Izabelle ressaltou a importância desses cursos para os novos servidores do Instituto, comentando que a Escola Virtual IBGE tem um papel fundamental na inserção dos recém-chegados, fornecendo conhecimento sobre as atividades do IBGE e sua relevância para o desenvolvimento do Brasil, bem como o alinhamento à cultura organizacional e à integração dos novos profissionais aos valores institucionais.

A Escola Virtual IBGE ainda possui um programa específico, o Programa de Integração de Novos Servidores (PINS), que oferece cursos sobre normas e procedimentos internos, abrangendo temas administrativos, ética, integridade e segurança da informação.

Fonte da imagem: Reprodução

Fonte das informações: agenciadenoticias