Rondônia amplia serviço de Diálise Peritoneal Domiciliar para pacientes renais
No Dia Nacional da Diálise, Rondônia amplia o serviço de Diálise Peritoneal Domiciliar, oferecendo mais conforto e autonomia a pacientes renais crônicos.
No dia 29 de agosto, que marca o Dia Nacional da Diálise, o governo de Rondônia anunciou a ampliação do serviço de Diálise Peritoneal Domiciliar, com a intenção de oferecer maior autonomia e conforto a pacientes com doenças renais crônicas. Este método é menos invasivo e permite que os pacientes realizem o tratamento em casa, seja por conta própria ou com o auxílio de cuidadores, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes até clínicas de diálise.
O serviço é oferecido pela rede estadual de saúde, sendo operacionalizado pelo Centro de Diálise Madeira Mamoré (CDMM), que está anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP). O acesso ao tratamento se dá através da implementação do cateter de Tenckhoff, necessário para a realização da técnica de diálise contínua ambulatorial (CAPD) ou automatizada (APD), procedimento que acontece na unidade hospitalar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a prevalência da Doença Renal Crônica é de 7,2% em indivíduos com mais de 30 anos e varia de 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas enfrentam essa condição de saúde.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a oferta de tratamento gratuito de qualidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fortalece a rede de assistência e proporciona dignidade e qualidade de vida aos pacientes. Jefferson Rocha, secretário de Estado da Saúde (Sesau), também ressaltou a importância da implementação do serviço, afirmando que isso minimiza a necessidade de constantes idas a clínicas, proporcionando conforto e praticidade no tratamento.
Para acessar o serviço de diálise peritoneal domiciliar, os pacientes devem consultar sua equipe multidisciplinar ou seu médico em uma unidade especializada em terapia renal. O médico responsável deverá encaminhar um laudo para o e-mail regulanefro@gmail.com, onde uma equipe especializada dará seguimento aos trâmites de acordo com a Resolução RDC 11 de 2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido será analisado socialmente e regulado para garantir que o tratamento seja adequado às necessidades específicas de cada paciente.
O Centro de Diálise Madeira Mamoré (CDMM) disponibiliza atendimento 24 horas com uma equipe de nefrologistas e técnicos de plantão para atender a urgências de pacientes com doenças crônicas ou agudas. O centro está localizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial.