Desembargadora Ana Maria Rosa toma posse no TRT 14 e Corte tem paridade
Ana Maria Rosa dos Santos tomou posse como desembargadora do TRT-14 em cerimônia virtual, consolidando a paridade de gênero na Corte após 32 anos de atuação.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, nesta sexta-feira, 19 de junho, a solenidade virtual de posse da juíza do Trabalho Ana Maria Rosa dos Santos como desembargadora do Trabalho. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal, reuniu magistrados, servidores, representantes da advocacia e convidados.
O ato foi conduzido pelo presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, que participou remotamente da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), onde realizava encontro institucional com o presidente do TRT-19, desembargador Jasiel Ivo. Também acompanharam a solenidade o vice-presidente e corregedor do TRT-14, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio César Coelho de Medeiros Pereira, e o secretário‑geral da Presidência, João Bosco Machado de Miranda.
Com a posse, o segundo grau do TRT-14 passa a ter composição paritária de gênero: quatro desembargadores e quatro desembargadoras. Ao saudar a nova integrante da Corte, o presidente do Tribunal destacou os mais de 32 anos de atuação da magistrada na Justiça do Trabalho em Rondônia e elogiou seu compromisso institucional e reputação profissional.
O desembargador Carlos Lôbo ressaltou a experiência acumulada por Ana Maria Rosa dos Santos e sua contribuição para o fortalecimento da prestação jurisdicional na região. Também prestaram boas‑vindas membros da Corte — entre eles as desembargadoras e desembargadores Vania Maria da Rocha Abensur, Cesarineide de Souza Lima, Francisco José Pinheiro Cruz e Shikou Sadahiro — que enfatizaram a trajetória e a relevância da sua chegada ao segundo grau.
Representando os magistrados de primeiro grau, o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio César Coelho, destacou o reconhecimento da nova desembargadora ao longo da carreira e sua contribuição à Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre. A juíza convocada Andrea Alexandra Barreto Ferreira, titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, lembrou que já atuou como juíza substituta da desembargadora na Vara do Trabalho de Cacoal e afirmou que Ana Maria deixa um legado de profissionalismo, equilíbrio e dedicação.
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra‑14), juiz Carlos Antonio Chagas Junior, também homenageou a nova desembargadora, destacando o reconhecimento profissional e humano por parte dos pares.
Em seu pronunciamento, a desembargadora Ana Maria Rosa dos Santos agradeceu colegas, servidores, familiares e amigos, e reafirmou compromisso ético com a magistratura de segundo grau. Emocionada, afirmou que leva os mesmos valores que nortearam sua carreira: respeito às pessoas, respeito às prerrogativas da advocacia, equilíbrio, escuta, diálogo institucional e compromisso com a justiça.
Com mais de três décadas de atuação na magistratura trabalhista, Ana Maria Rosa dos Santos atuou em diversas unidades jurisdicionais da 14ª Região e, até a promoção ao segundo grau, era titular da Vara do Trabalho de Cacoal (RO).
A posse integra as comemorações dos 40 anos de instalação do TRT-14 e reforça o compromisso institucional do Tribunal com a valorização da diversidade, da representatividade e do aperfeiçoamento contínuo da prestação jurisdicional à sociedade de Rondônia e Acre.