Caio Machado pré candidato destaca saúde indígena em Rondônia
Dr. Caio Machado, pré-candidato e dentista, atua há 20 anos em Rondônia com povos indígenas (Paiter-Suruí, Cintas-Larga), defendendo saúde, água e conectividade.
Dr. Caio Machado, cirurgião-dentista e pré-candidato a deputado federal pelo MDB, atua há cerca de 20 anos em Rondônia em ações voltadas a populações indígenas e comunidades de difícil acesso.
Pela Associação Doutores da Amazônia, ele participou de atendimento em territórios indígenas e estabeleceu parcerias com povos como Paiter-Suruí e Cintas-Larga, entre outras etnias do estado.
As intervenções realizadas pela equipe incluem:
- atendimento odontológico;
- ações de saúde preventiva;
- apoio a crianças;
- deslocamentos logísticos para regiões de difícil acesso.
Segundo Dr. Caio, qualquer debate sobre a Amazônia precisa considerar a realidade dos povos originários. "Ninguém conhece melhor essa região do que os próprios povos indígenas. É preciso ouvir as lideranças e construir soluções com respeito e participação", afirma.
Ele destaca, ainda, a necessidade de fortalecer políticas de saúde indígena e ampliar o acesso a água potável e à conectividade para comunidades afastadas, apontando essas medidas como prioridades para melhorar qualidade de vida e garantir direitos básicos.
Essa trajetória de atuação em saúde e atendimento em territórios remotos, afirma o pré-candidato, orienta suas propostas e sua plataforma política para representar Rondônia em âmbito federal.