Operação Hileia combate crimes ambientais em Rondônia
A Operação Hileia em Rondônia resultou em várias prisões e apreensões de veículos e madeira in natura, visando combater crimes ambientais.

No estado de Rondônia, a Operação Hileia, coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), já obteve resultados significativos em quatro dias de atividades de combate a crimes ambientais.
Os dados parciais da operação indicam:
- 27 fiscalizações realizadas;
- 17 prisões efetuadas;
- 26 ocorrências registradas;
- 7 tratores apreendidos, sendo um deles recuperado devido a furto;
- 3 caminhões apreendidos;
- 1 veículo apreendido;
- 3 motosserras confiscadas;
- Mais de 15 metros cúbicos de madeira in natura apreendidos;
- 651 hectares de áreas embargadas.
O coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, afirmou que a operação continuará de forma intensificada nos próximos dias, com o objetivo de coibir delitos ambientais e proteger o meio ambiente.
Essa ação é fundamental para interromper ciclos de desmatamento ilegal, que frequentemente começam com a extração seletiva de madeira, evoluem para a degradação da floresta e terminam com o uso do fogo para a conversão ilícita de terras em pastagens ou lavouras. A Operação Hileia busca prevenir incêndios florestais e impedir a devastação de novas áreas.