CCJ Cidadã da Alero realizará reunião em Ariquemes no dia 30 de outubro
A CCJ Cidadã da Assembleia Legislativa de Rondônia promoverá sua próxima reunião em Ariquemes, no dia 30 de outubro, visando aproximar o Legislativo da sociedade.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) informou, através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que a próxima reunião do projeto “CCJ Cidadã” ocorrerá em Ariquemes, no Vale do Jamari. O encontro está agendado para o dia 30 de outubro, às 19h, e será liderado pelo deputado Delegado Lucas (PP), presidente da comissão.
O projeto CCJ Cidadã visa estreitar a relação entre o poder legislativo e a sociedade, promovendo discussões sobre questões jurídicas, legislativas e sociais em universidades e comunidades do interior do estado.
O trabalho realizado pela Alero tem sido amplamente reconhecido, com a CCJ Cidadã sendo inscrita na 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã da Unale, na categoria Atendimento ao Cidadão. Essa categoria premia iniciativas parlamentares que contribuem para o fortalecimento da cidadania e o serviço público.
Até o momento, em 2025, foram realizadas reuniões nas cidades de Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura, e Ariquemes será a próxima localidade a sediar o evento. De acordo com o deputado Lucas, a CCJ Cidadã tem desempenhado um papel crucial na integração e no aprendizado mútuo. “Em cada cidade que passamos, vivemos uma nova experiência, ouvimos diferentes vozes e recebemos contribuições valiosas”, afirmou.
A reunião em Ariquemes acontecerá no auditório da faculdade FAAr, que está localizada na Avenida Capitão Silvio, N° 2898. O link para inscrição na CCJ Cidadã em Ariquemes será disponibilizado ainda nesta semana.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação tem a responsabilidade de analisar a legalidade, constitucionalidade e a técnica legislativa dos projetos antes que sejam votados em plenário. As reuniões da CCJR ocorrem todas as terças-feiras na Alero, onde cada proposta é lida, distribuída para relatoria e debatida entre os membros da comissão.
Na CCJ Cidadã, o processo é semelhante ao das reuniões na sede da Assembleia, em Porto Velho, permitindo que estudantes e cidadãos locais possam acompanhar e participar das discussões sobre projetos que afetam diretamente suas regiões. Os encontros tratam de diversas áreas, incluindo saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, atendendo às necessidades específicas de cada localidade.