UTI Neonatal credenciada ao SUS reduz mortalidade em Ouro Preto
Laerte Gomes diz que o credenciamento de UTI Neonatal pelo SUS no São Lucas (Ouro Preto) reduziu a mortalidade infantil de quase 70% para abaixo de 5%.
O deputado estadual Laerte Gomes visitou o Hospital São Lucas, em Ouro Preto, para acompanhar os resultados obtidos após a implantação dos leitos de UTI Neonatal na unidade e destacou o impacto da iniciativa na sobrevivência de recém‑nascidos.
Acompanhado do vice‑prefeito e médico Dr. Job, proprietário do hospital, o parlamentar classificou a parceria firmada com o Governo do Estado para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das ações mais importantes de seus quase 20 anos de vida pública.
Antes de 2019, apenas os municípios de Ariquemes e Porto Velho dispunham de UTI Neonatal na região. A falta de leitos e o tempo de deslocamento para outras cidades resultavam em índice de mortalidade infantil que chegava a quase 70% nos casos de urgência e emergência de pacientes do interior.
A mudança começou quando Dr. Job e sua família investiram na criação da UTI Neonatal no Hospital São Lucas. Em seguida, Laerte Gomes articulou junto ao governador Marcos Rocha o credenciamento desses leitos para atendimento pelo SUS, o que ampliou o acesso de forma democrática à população local.
Na avaliação dos responsáveis pelo hospital e das autoridades presentes, a medida trouxe resultados práticos e imediatos: a taxa de mortalidade entre crianças que chegam em estado grave caiu de forma significativa e atualmente é inferior a 5% no hospital.
O deputado também ressaltou a igualdade no padrão de atendimento, afirmando que não há diferença visível entre berços de pacientes do SUS e de rede particular, já que todos recebem o mesmo nível de cuidado.
"É isso que vale a pena estar na política, para fazer o bem e cuidar", declarou Laerte Gomes, agradecendo o empenho da equipe médica e reiterando o compromisso de seguir trabalhando pelo desenvolvimento e pela qualidade de vida em Ouro Preto e em toda Rondônia.