Construção da Casa da Mulher Brasileira avança após mais de uma década em Porto Velho

A construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho, iniciada em 2013, retoma com prioridade na administração de Léo Moraes, visando apoio a vítimas de violência doméstica.

Construção da Casa da Mulher Brasileira avança após mais de uma década em Porto Velho

Após mais de dez anos de paralisação, a construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho foi reativada. O prefeito Léo Moraes transformou o projeto, iniciado em 2013 durante o governo Dilma Rousseff, em uma prioridade estratégica para sua administração.

Este empreendimento é considerado um dos mais completos equipamentos públicos voltados para acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Desde o começo do ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), tem trabalhado para garantir a continuidade da obra e o alinhamento com a Caixa Econômica Federal, encarregada do financiamento.

A equipe técnica, sob a orientação do prefeito, conseguiu entregar o projeto executivo em menos de quatro meses, ao invés do prazo previsto de nove meses. Isso possibilitou que a obra avançasse de maneira segura e conforme as normas atualizadas, já que o modelo original é de 2013.

Segundo Antônio Prata, secretário responsável, a determinação de Léo Moraes foi crucial para desbloquear pendências que mantiveram o projeto estagnado por anos. Atualmente, a obra está na fase de ajustes finais, restando apenas adequações em relação à subestação elétrica e a autorização do Corpo de Bombeiros.

Prata afirmou: “Estamos modernizando completamente o projeto, atualizando todos os parâmetros e cumprindo rigorosamente os prazos. A orientação do prefeito Léo Moraes tem sido clara: agilidade, responsabilidade e prioridade total à proteção das mulheres.”

A Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho integrará, em um único espaço, serviços essenciais como acolhimento, triagem, apoio psicológico, Delegacia Especializada, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Com a aceleração da obra, a gestão de Léo Moraes transforma uma promessa em uma entrega concreta, avançando de forma significativa na estruturação de políticas públicas modernas e eficazes para enfrentar a violência doméstica na capital.

Fonte da imagem: Reprodução

Fonte das informações: Rondoniaovivo