Fiscalização por radares volta a funcionar a partir deste domingo em Porto Velho
A fiscalização eletrônica de trânsito em Porto Velho será retomada a partir de domingo, com melhorias e medidas de transparência implementadas pela Prefeitura.

A partir deste domingo (9), a cidade de Porto Velho retomará a fiscalização eletrônica de trânsito, conforme anunciou o prefeito Léo Moraes. A decisão foi tomada após ajustes técnicos e aferição dos equipamentos, garantindo que a operação esteja de acordo com as normas estabelecidas e oferecendo transparência aos motoristas.
A prática foi inicialmente suspensa em janeiro deste ano, quando o Decreto nº 20.762 foi emitido pela Prefeitura com o objetivo de realizar ajustes no sistema de monitoramento. Durante esse período, todos os radares passaram por aferição.
Além disso, mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde 26 de dezembro foram anuladas. Para preparar a população para a nova fiscalização, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) realizou diversas campanhas educativas nas últimas semanas.
O monitoramento da velocidade pelos radares deve reduzir não apenas a quantidade de acidentes, mas também a gravidade das colisões. As modificações nos limites de velocidade foram baseadas em estudos realizados pela Prefeitura, que estabeleceram os novos limites em 50 e 60 quilômetros por hora nas ruas monitoradas. Anteriormente, os limites eram mais restritivos, entre 30 e 40 quilômetros por hora, causando transtornos no trânsito local.
Placas e sonorizadores foram instalados e estão sendo adequadamente pintados. O secretário da Semtran, Iremar Torres de Lima, destacou que a volta dos radares eletrônicos deve promover um comportamento mais responsável entre os condutores, com impacto positivo na segurança viária. “As nossas equipes de educação de trânsito estão nas ruas alertando sobre a volta dos radares. Foi feito um extenso trabalho de divulgação para que os condutores não fossem pegos de surpresa”, afirmou.
Confira os cruzamentos que serão monitorados pelos radares:
- Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida José Vieira Caúla;
- Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Imigrante;
- Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Calama;
- Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Rio de Janeiro;
- Avenida Pinheiro Machado com Avenida Presidente Dutra;
- Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro;
- Avenida Guaporé com Avenida Amazonas;
- Avenida Campos Sales com Avenida Jatuarana;
- Avenida Amazonas com Avenida Mamoré;
- Avenida Raimundo Cantuária com Rua Buenos Aires;
- Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Raimundo Cantuária;
- Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Amazonas;
- Avenida Duque de Caxias com Avenida Marechal Deodoro;
- Avenida Abunã com Avenida Brasília;
- Avenida Sete de Setembro com Rua Rafael Vaz e Silva.