Congresso Internacional de Segurança de Fronteira será realizado em Cuiabá
O 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira das Assembleias Legislativas, idealizado por Eyder Brasil, ocorre em setembro de 2025 em Cuiabá, focando no combate ao crime organizado nas fronteiras.
O deputado estadual Eyder Brasil, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, é o responsável pela organização do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira das Assembleias Legislativas, em conjunto com o deputado Elizeu Nascimento, do PL de Mato Grosso.
A ideia do congresso surgiu da necessidade de unir esforços e compartilhar estratégias para o combate ao crime organizado e a proteção das comunidades que vivem nas regiões de fronteira. Segundo Eyder Brasil, "a segurança nas regiões de fronteira não é apenas um desafio local, mas uma questão de interesse nacional. Precisamos unir forças para combater o tráfico de drogas, de pessoas e o avanço das organizações criminosas".
O deputado Elizeu Nascimento, que será o anfitrião do evento, destacou a importância da parceria e classificou o congresso como um acontecimento histórico para Mato Grosso e para o Brasil. Ele enfatizou que "ter o deputado Eyder Brasil como coidealizador reforça o compromisso de Rondônia e de nossa região na busca por soluções conjuntas".
O evento contará com uma programação que incluirá debates sobre o papel das Assembleias Legislativas na segurança pública, proteção de grupos vulneráveis, questões ambientais, enfrentamento do tráfico e da violência nas fronteiras, além da integração entre as forças policiais.
A realização do congresso está marcada para os dias 17 e 18 de setembro de 2025, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá (MT). O encontro terá a presença de representantes do Judiciário, do Ministério Público, das forças de segurança e de autoridades políticas, tanto do Brasil quanto do exterior.