Três estudantes de Rondônia são escolhidos para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Três estudantes de Rondônia foram escolhidos para o Parlament... destacando-se com projetos inovadores em cidadania e sustentabilidade.

Três estudantes de Rondônia são escolhidos para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Três estudantes de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia foram selecionados para representar o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que visa fortalecer a identidade jovem e promover a cidadania ativa na região. A seleção, realizada em duas etapas, destacou projetos inovadores e o engajamento dos jovens em questões cruciais para o futuro do Mercosul.

As inscrições foram realizadas pela internet e a votação eletrônica aconteceu por meio da página do PJM, no período de 19 a 21 de fevereiro. As eleições ocorreram no mesmo período em todo o território nacional, e os resultados foram divulgados na página do PJM, conforme calendário do órgão.

Seleção e Representatividade

A primeira etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul selecionou três jovens de cada Unidade da Federação (UF) para participar de uma formação em Brasília, em maio de 2025.

  • Maria Eloisa de Souza Silva (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): projeto “Juventude em Ação: Conselho para integração regional e sustentabilidade” conquistou o maior número de votos, garantindo sua participação na etapa internacional, em Foz do Iguaçu, em agosto de 2025;
  • Matheus Daniel Goulart Ferreira (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): se destacou com o projeto “A participação juvenil no ambiente escolar para fortalecer a cidadania, a identidade latino-americana, a inclusão social e conscientização sobre as mudanças climáticas”;
  • Stella Ayanna de Meira Santiago (EEEMTI Alejandro Yague Mayor, Ji-Paraná): seu projeto “Meça sua fome: o desperdício zero de comida da merenda escolar também ajuda o meio ambiente” demonstra preocupação com a sustentabilidade e o impacto social.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, destacou a função da Secretaria no processo seletivo, coordenando as etapas, para orientar os candidatos. “É muito importante a parceria com o MEC e o compromisso da Secretaria em apoiar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. A edição 2024-2026 do programa tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e a formulação de propostas que reflitam as necessidades e anseios da juventude do Mercosul”, declarou.

A coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, explicou as etapas da seleção. “O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas eliminatórias: seleção de projetos 2024-2026; confirmação das candidaturas e a eleição”, detalhou.

Próximos Passos

Os estudantes selecionados participarão de uma formação em Brasília, onde aprofundarão seus conhecimentos sobre o funcionamento do Mercosul, e desenvolverão suas habilidades de debate e formulação de propostas. A etapa internacional, em Foz do Iguaçu, reunirá os representantes de cada estado para um diálogo sobre os desafios e oportunidades da região.