Energisa alerta: religar energia por conta própria é perigoso e ilegal

A Energisa alerta sobre os perigos e ilegalidades da religação irregular de energia elétrica, ressaltando a importância de seguir os canais oficiais para evitar riscos à segurança.

Energisa alerta: religar energia por conta própria é perigoso e ilegal

A Energisa fez um alerta sobre os riscos envolvidos na religação irregular de energia elétrica, prática conhecida como "religação à revelia". Essa situação ocorre quando o consumidor, sem autorização da distribuidora, tenta restabelecer o fornecimento de energia após um corte por inadimplência ou outras irregularidades.

A religação à revelia é uma ação que representa sérios riscos à segurança, podendo ocasionar choques elétricos, incêndios e danos nas instalações das residências ou empresas. Além disso, é considerada ilegal e pode acarretar penalidades.

Conforme a Resolução Normativa nº 1.000/2021 da ANEEL, o ato de religar a energia sem autorização pode resultar na suspensão imediata do fornecimento, além de cobranças de taxas administrativas e valores retroativos, assim como outras sanções. Alan Fábio Gomes, coordenador de recebíveis da Energisa Rondônia, enfatiza: "Religar a energia por conta própria, além de perigoso, só aumenta os transtornos. Nosso objetivo é garantir a segurança de todos. Por isso, orientamos que qualquer solicitação de religação seja feita diretamente com a Energisa, pelos canais de atendimento."

A Energisa destaca que todos os serviços relacionados ao fornecimento de energia devem ser solicitados através dos canais oficiais da empresa:

  • Central de Atendimento: 0800 647 0120 (disponível 24h)
  • WhatsApp (Gisa): (69) 99358-9673
  • Aplicativo: Energisa On
  • Site: www.energisa.com.br