Quatro municípios realizam eleições suplementares neste domingo

Quatro municípios brasileiros realizam eleições suplementares no dia 6 de abril de 2025, tendo sido convocadas pela Justiça Eleitoral após a cassação dos registros dos candidatos eleitos em 2024.

Quatro municípios realizam eleições suplementares neste domingo

No próximo domingo (6), os municípios de Ruy Barbosa (BA), Eldorado e Neves Paulista (SP), além de Paranhos (MS), irão às urnas para a eleição de novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições foram convocadas após a Justiça Eleitoral cassar os registros dos candidatos eleitos em 2024.

Conforme a Portaria nº 842 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 21 de novembro do ano passado, a votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário de Brasília. O calendário de eleições suplementares do TSE também disponibiliza informações detalhadas sobre os municípios envolvidos e orientações pertinentes.

A mesma portaria estabelece as datas para a realização das eleições suplementares ao longo de 2025. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são responsáveis pela convocação dos novos pleitos e pela aprovação das instruções específicas, seguindo o cronograma do TSE.

Informações sobre os candidatos e candidatas que disputarão as eleições nos quatro municípios podem ser acessadas através do sistema DivulgaCand, disponível no site do TSE.

Paranhos (MS)

Em Paranhos, os candidatos ao cargo de prefeito são Hélio Acosta (PSDB), pela coligação Unidos por Paranhos, e Jorge Ricardo (PT), da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Os candidatos a vice são, respectivamente, Alfredo Soares (PSDB) e Doutor Vicente (PT).

A nova eleição ocorre após o TSE ter negado um recurso especial eleitoral e confirmado, por maioria, a decisão do TRE-MS, que indeferiu o registro de Heliomar Klabunde (MDB), o candidato mais votado em 2024. A inelegibilidade foi provocada por irregularidades na prestação de contas da gestão anterior.

Eldorado (SP)

No município de Eldorado, três candidatos disputam a prefeitura: Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora (PT) e Professor Noel Castelo (Solidariedade). Os candidatos a vice são, respectivamente, Robson (PSD), Nazil Fouquet (PT) e Professor Joel (Solidariedade).

O pleito suplementar foi convocado após o TSE ter cassado o registro de Elói Fouquet, eleito em 2024, devido a uma condenação por improbidade administrativa, relacionada a danos ao erário e enriquecimento ilícito de terceiros.

Neves Paulista (SP)

Em Neves Paulista, os candidatos são Kiko Rossali (PL) e Betinho Milani (PSD), que têm como vices Hélio Carvalho (PL) e Sirlei Maria da Costa (PSD), respectivamente.

A nova votação foi convocada após o TSE ter mantido a decisão do TRE-SP, que indeferiu o registro de Reginaldo Paulino da Silva (PL), eleito em 2024, considerado inelegível por condenação relacionada a furto qualificado, com pena cumprida em abril de 2020, tornando-o inelegível por oito anos, conforme a Lei Complementar nº 64/90.

Ruy Barbosa (BA)

Em Ruy Barbosa, os candidatos ao cargo de prefeito são Doutor George (PSD) e Eridan de Bonifácio (MDB), com Benilda (PSD) e Nildo (MDB) sendo os candidatos a vice.

A eleição foi determinada após o TRE da Bahia, por unanimidade, indeferir a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades na prestação de contas relativas ao ano de 2016.