Vereador e secretário vistoriam bairros de Porto Velho para prevenir alagamentos
Vereador e secretário visitam áreas críticas de Porto Velho para mapear intervenções emergenciais antes do período chuvoso, visando evitar alagamentos.
Com a proximidade do período chuvoso na capital de Rondônia, o vereador Dr. Gilber, do PL, e o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Catanhede, realizaram, na última quinta-feira (9), uma vistoria técnica em diversos bairros de Porto Velho. O intuito da ação foi identificar pontos críticos que requerem intervenções emergenciais para evitar transtornos, como alagamentos, deslizamentos e interrupções no tráfego.
Acompanhados por equipes técnicas da prefeitura, os gestores percorreram áreas que historicamente enfrentam problemas causados pelas chuvas, incluindo os bairros Agenor de Carvalho, Aponiã, São Cristóvão, Embratel e parte da Zona Leste. Durante a vistoria, foram mapeados locais com drenagem obstruída, ruas com pavimentação danificada, bueiros entupidos e áreas com risco de erosão.
“Estamos agindo de forma preventiva. Não podemos esperar a chuva chegar para só então correr atrás do prejuízo. A parceria entre o Legislativo e o Executivo é fundamental para garantir que a cidade esteja preparada”, declarou o vereador Dr. Gilber, ressaltando a importância do diálogo institucional para soluções eficazes.
O secretário Thiago Catanhede destacou que a Seinfra já está mobilizando recursos humanos e materiais para iniciar as intervenções prioritárias. “Temos um cronograma emergencial em fase final de elaboração. Vamos priorizar a limpeza de galerias pluviais, recuperação de vias críticas e reforço na sinalização de áreas de risco”, afirmou.
Catanhede também mencionou que a prefeitura está em contato com órgãos estaduais e federais para buscar apoio técnico e financeiro, se necessário. “A previsão meteorológica indica um inverno rigoroso. Estamos nos antecipando para proteger vidas e patrimônios”, completou.
Moradores dos bairros visitados manifestaram apoio à iniciativa. “Todo ano a gente sofre com a água entrando em casa. Ver os representantes aqui, verificando de perto o problema, traz esperança de que algo vai mudar”, comentou dona Maria Aparecida, residente no bairro São Cristóvão há mais de 15 anos.
O vereador Dr. Gilber também observou mudanças no município. “Sabemos que o Prefeito Leo Moraes está em seu primeiro ano de gestão, montou uma equipe qualificada e disposta a enfrentar as dificuldades herdadas das gestões anteriores, especialmente no que se refere à infraestrutura. Já é possível notar melhorias, como na drenagem, que já opera de forma mais eficiente, reduzindo o tempo de represamento das águas pluviais”, ponderou.
Por fim, Dr. Gilber enfatizou que “Prefeitura e Câmara dos Vereadores estão unidas para construir projetos viáveis para a cidade de Porto Velho, lembrando do passado, enfrentando as demandas atuais e projetando o futuro para garantir dias melhores à população”.