Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia

Reportagem sobre o aumento de colisões de veículos em postes em Rondônia, destacando a necessidade de segurança e cuidados no trânsito.

Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia

No último ano, Rondônia registrou 245 colisões de veículos em postes de energia elétrica, um aumento significativo em relação aos 113 casos anotados em 2023. A empresa Energisa destaca que essas colisões trazem riscos à vida e resultam em interrupções no fornecimento de energia, afetando residências, escolas, comércios e hospitais, além de gerar transtornos no trânsito.

Os dados refletem acidentes que causaram danos às estruturas da rede elétrica em áreas urbanas e rurais dos municípios atendidos pela Energisa. Veículos como carros e caminhões colidiram com postes, causando também danos a cabos, equipamentos e outras partes da rede elétrica, o que impactou o fornecimento de energia para os clientes nas proximidades.

Claudinês Duarte, técnico de segurança da Energisa, ressalta a seriedade da situação: “A preocupação da Energisa não é apenas com os danos à rede elétrica. É com a segurança da população. São vidas em risco de diversas formas por conta de um acidente que, muitas vezes, poderia ser evitado”.

Orientações em caso de acidentes

Duarte orienta que, em caso de acidentes envolvendo postes, algumas medidas devem ser seguidas para evitar complicações, como acidentes elétricos. “Sempre que possível, deve-se evitar sair do veículo nestes casos, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, explica.

Outra recomendação é estar sempre atento ao trânsito, o que pode ajudar a evitar esses tipos de acidentes. “Se o condutor estiver atento e dentro do limite de velocidade permitido nas vias, as chances de se envolver em um acidente com poste caem consideravelmente. Sempre orientamos que os cuidados sejam redobrados em curvas também”, completa.

Canais de atendimento

Em casos de urgência envolvendo a rede elétrica, a Energisa pode ser contatada pelo site, aplicativo Energisa On, WhatsApp Gisa, pelo telefone (69) 99358 9673, ou pelo telefone 0800 647 0120.