Arquidiocese de Porto Velho realiza lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024
Na manhã desta quarta-feira de cinzas,14), em comunhão com a Igreja do Brasil, aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 em Porto Velho, com a presença dos presbíteros, religiosos e religiosas, lideranças e a imprensa local.
Também estavam presentes, o Arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, Defensor Público, Fábio Roberto de Oliveira Santos, Dr. Francisco das Chagas, Jean Bessa Negreiros, médico do Hospital do Amor, Veridiana Bastos, diretora da Cáritas Arquidiocesana e o artista plástico Joesér Alvares da Silva.
O arcebispo relembrou os 60 anos da Campanha da Fraternidade que sempre trouxe temáticas sociais e desafiadoras para cada um de nós, mas que muitas vezes já ser tornaram até leis e neste ano o tema da CF nos desafia a caminhar juntos e exige a capacidade de diálogo para um processo de reconciliação, solidariedade e esperança.
O grande destaque das falas dos convidados foi para a pluralidade de culturas, povos e a importância de cada cristão se dedicar a superar as indiferenças.
Amizade Social
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O seu objetivo geral é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. Esse objetivo nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.
O tema é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social – do Papa Francisco – publicada no ano 2020. Num mundo marcado por múltiplas formas de violências, grupos fechados e tendências extremistas (ideológicas, políticas, religiosas), somos chamados a promover a experiência da Amizade aberta que ultrapassa barreiras e promove o diálogo, a solidariedade, a comunhão, a compaixão, a justiça, a paz e a harmonia entre as pessoas.
Fonte: Pascom - Arquidiocese de PVH