Ansiedade da idade paira sobre o primeiro debate Biden-Trump

Ansiedade da idade paira sobre o primeiro debate Biden-Trump

Para Joe Biden e Donald Trump – os dois candidatos mais velhos a concorrer à presidência dos EUA – a idade é uma questão eleitoral da qual não se pode escapar.

Na quinta-feira, o atual presidente democrata, de 81 anos, e seu antecessor republicano, de 78, se enfrentarão em Atlanta, na Geórgia, no primeiro de dois debates antes da votação de novembro, oferecendo aos norte-americanos uma rara comparação em tela dividida das características físicas dos dois homens. e força mental.

Durante 90 minutos, sob o brilho das câmaras de alta definição, o Presidente Biden e o antigo Presidente Trump – que permanecem quase empatados nas sondagens de opinião nacionais – discutirão questões que vão desde a economia e guerras estrangeiras até à imigração e ao futuro da democracia. Um deslize, tropeço ou erro verbal pode cimentar preocupações sobre a sua idade avançada, com o potencial de remodelar uma corrida presidencial já acirrada à medida que os eleitores começam a prestar atenção.

Mas apresentar um desempenho vigoroso pode ser mais crítico para Biden, o presidente mais velho do país, que tem sido perseguido por questões sobre a sua resistência e aptidão mental desde que assumiu o cargo.

“Não há como esconder o fato de que Biden tem 81 anos, não há como esconder o fato de que Trump tem basicamente a mesma idade”, disse Jim Messina, estrategista democrata que administrou a campanha presidencial de Barack Obama em 2012. “Não é uma disputa de idade, é uma disputa de política e caráter.”

“Parte do que precisa acontecer na noite de quinta-feira é apenas iniciar a conversa sobre as diferenças entre eles”, disse Messina.

BBC News