Vereador Dr Gilber pede faixa de pedestres na Estrada da Penal

Vereador pede à Semtran implantação de faixa de pedestres na Estrada da Penal (Aponiã) para reduzir riscos a pedestres; pedido segue em análise técnica.

Vereador Dr Gilber pede faixa de pedestres na Estrada da Penal

O vereador Dr. Gilber (Novo) protocolou junto à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) um pedido de providência para a implantação de uma faixa de pedestres na Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, conhecida como Estrada da Penal, no número 4566, bairro Aponiã.

A iniciativa visa aumentar a segurança de pedestres e motoristas que circulam diariamente pela via, que registrou aumento do fluxo de veículos e pessoas em função do crescimento comercial e residencial na região.

A ausência de um ponto seguro de travessia expõe pedestres a riscos, sobretudo em horários de pico, quando o tráfego se intensifica. O pedido reforça a necessidade de organizar o trânsito local e reduzir o potencial de acidentes.

Não é a primeira atenção dispensada à rua: a avenida passou por readequações no tráfego, incluindo mudança para mão dupla em trecho que vai da rotatória do cruzamento com a avenida Tiradentes até a rua do Contorno, e já foi alvo de outras solicitações sobre segurança viária.

Obras de pavimentação e manutenção na Estrada da Penal foram realizadas por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, o Governo do Estado e um empreendimento privado, com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) responsável pela execução e pela qualidade do serviço.

Apesar da pavimentação executada pelo DER, a sinalização horizontal e vertical, incluindo a implantação de faixas de pedestres, é competência da Semtran. O pedido do vereador agora aguarda análise técnica do órgão municipal.

O gabinete do vereador informou que acompanhará o processo até a implementação da solução, cuja expectativa é melhorar a organização do trânsito e a proteção de quem atravessa a via.

Foto: Assessoria

Fonte da imagem: Assessoria

Fonte das informações: Assessoria