Prefeitura resgata cachorro Negão abandonado em Porto Velho

Em Porto Velho, cão 'Negão' foi resgatado após voltar às ruas debilitado; estava em tratamento para erliquiose, sarna e fratura e agora recebe cuidados clínicos.

Prefeitura resgata cachorro Negão abandonado em Porto Velho

Um caso de abandono animal mobilizou a equipe de proteção da Prefeitura de Porto Velho nesta semana. Um cachorro conhecido como “Negão” foi resgatado na zona Leste da capital após ser encontrado debilitado, mesmo tendo sido atendido anteriormente pela Clínica de Bem-Estar Animal.

O animal foi levado à clínica na última quinta-feira (26), quando recebeu diagnóstico de erliquiose (doença do carrapato), sarna e fratura em uma das patas dianteiras. Na ocasião, houve prescrição de medicamentos e liberação para tratamento domiciliar, etapa necessária para estabilizar o quadro antes da cirurgia.

Segundo a médica veterinária e coordenadora da clínica, Natália Macedo, o período de aproximadamente 15 dias de tratamento era essencial para que o animal pudesse ser submetido ao procedimento cirúrgico. Em nova avaliação foi constatado que o tratamento não estava sendo realizado conforme as orientações, o que contribuiu para o agravamento do estado de saúde.

A situação ganhou repercussão na última terça-feira (31), após imagens mostrarem o cachorro novamente na rua, em estado debilitado. Equipes da Coordenadoria de Proteção Animal foram acionadas e realizaram o resgate.

Conforme o coordenador da proteção animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), André Oliveira, o atendimento segue um fluxo técnico iniciado a partir de denúncias da população. Neste caso específico não houve registro formal pelos canais oficiais; a equipe tomou ciência após visualizar um vídeo em rede social.

André Oliveira reforça que a população não deve realizar resgates por conta própria, especialmente quando se trata de animais desconhecidos, devido ao risco de transmissão de doenças e à possibilidade de ferimentos para pessoas e outros animais. O procedimento correto é acionar a equipe responsável para que o resgate seja feito com segurança.

O diretor de proteção animal, Yaylley Coelho, explicou que os atendimentos seguem critérios técnicos de prioridade, dando prioridade a casos graves como atropelamentos e sofrimento intenso. No caso de “Negão”, a necessidade de intervenção se intensificou após o retorno do animal às ruas, o que motivou o deslocamento e o resgate.

O cachorro permanece sob cuidados da Clínica de Bem-Estar Animal, recebendo acompanhamento veterinário e medicação para recuperação, com previsão de cirurgia somente após estabilização do quadro.

Denúncias de maus-tratos ou situações de risco devem ser feitas pelos canais oficiais da proteção animal, via WhatsApp, com envio de fotos, vídeos e localização. Contato informado pela Prefeitura: (69) 98423-4091.

Fonte da imagem: Hellon Luís

Fonte das informações: Secom/ Prefeitura de Porto Velho