Marinha inicia Operação “Ordem nos Rios” para reforçar a segurança da navegação no Madeira
A Marinha do Brasil inicia a operação 'Ordem nos Rios' para intensificar as fiscalizações no Rio Madeira, visando reforçar a segurança da navegação na região.

A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), dará início à Operação “Ordem nos Rios”, que ocorrerá entre os dias 14 e 22 de julho, com o objetivo de intensificar as Inspeções Navais no Rio Madeira.
A operação utilizará recursos das duas capitanias para fiscalizar as embarcações que trafegam na região, focando em pontos estratégicos próximos aos municípios de Borba (AM), Humaitá (AM) e nas proximidades de Porto Velho.
O principal intuito é reforçar a Segurança da Navegação, especialmente após os recentes acidentes envolvendo comboios. Para isso, a Marinha tem promovido reuniões com a comunidade fluvial e implementado novas regulamentações.
A “Ordem nos Rios” é uma das várias operações planejadas para garantir a fiscalização de comboios e outras embarcações no Rio Madeira.
Segurança da Navegação
Durante as Inspeções Navais, a Marinha emite alertas aos navegantes e condutores de embarcações de carga, passageiros e recreio para que trafeguem com cautela. É recomendado que os barcos tenham vigias adicionais para monitorar os troncos e auxiliar o piloto na navegação segura.
As vistorias realizadas nas embarcações incluem a verificação de diversos aspectos, tais como:
- Posicionamento e sinalização dos coletes salva-vidas;
- Existência e validade dos materiais de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, etc);
- Quantidade suficiente de equipamentos de salvatagem para todos a bordo;
- Posicionamento adequado de aparelhos flutuantes;
- Existência de saídas de emergência;
- Documentação regular da embarcação;
- Habilitação dos condutores;
- Limitações de lotação;
- Condições de navegabilidade.