Eleição suplementar elege Lindomar Garçon como prefeito de Candeias do Jamari

Eleição suplementar elege Lindomar Garçon como prefeito de Candeias do Jamari

Neste domingo (9), em Candeias do Jamari, eleitores participaram de nova eleição para definir prefeito e vice do município. A Justiça Eleitoral rondoniense finalizou a totalização do pleito às 18h32, que resultou na vitória de Lindomar Alves (Republicanos) e Edneia de Brito (Republicanos) da coligação "Por Amor a Candeias"; Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa foi eleita com 7.732 votos, o que representa 74,47% dos votos válidos.

O segundo lugar ficou com a chapa composta por Dr. Ribamar Araújo (PL) e Sérgio Viero (PP) da coligação “Uma nova história para Candeias do Jamari” com 2.512 votos (24,19%); em terceiro lugar ficaram Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) com 139 votos (1,34%).

Foram contabilizados ainda 221 votos em branco e 248 nulos. Ao todo, 10.852 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 40,93%, o que significa que 7.520 pessoas não compareceram ao pleito e precisarão justificar sua ausência em até 60 dias.

Confira o resultado oficial na página da eleição no site do TRE-RO.

O domingo de eleição transcorreu de modo tranquilo nos 64 locais de votação. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RO, não houve ocorrências com urnas eletrônicas, não precisando de substituições.

O Disque-eleição 0800 148 0148 da Justiça Eleitoral em Rondônia registrou 129 atendimentos por telefone, sendo 127 pedidos de informação e 2 denúncias eleitorais.

Já no serviço chatbot, por meio do WhatsApp, o TRE-RO realizou 152 atendimentos de 03 a 08 de junho (segunda à sábado), e neste domingo foram 151 atendimentos.

O presidente do TRE-RO, desembargador Danilo Lagos, ressaltou ainda a celeridade e ordem do pleito. “Foi uma eleição tranquila, em segurança, dentro do planejado. E o mais importante, sem que houvesse nenhuma urna de contingência usada, ou seja, sem troca de urnas”, afirmou o magistrado.

Passados 54 minutos do fim da votação, o Sistema de Totalização - SISTOT já apresentava o resultado, computando os votos por meio das leituras das mídias instaladas nas urnas.

O aplicativo Resultados registrou resultado de forma rápida e independente e aplicativo Boletim na Mão, permitiu a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso por cada urna das seções eleitorais, possibilitando a qualquer pessoa interessada obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet.

As ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral garantem transparência e agilidade das eleições no Brasil, permitindo a qualquer cidadã ou cidadão verificar a lisura do processo.

 

Assessoria de Comunicação do TRE-RO