Eleição suplementar elege Lindomar Garçon como prefeito de Candeias do Jamari
Neste domingo (9), em Candeias do Jamari, eleitores participaram de nova eleição para definir prefeito e vice do município. A Justiça Eleitoral rondoniense finalizou a totalização do pleito às 18h32, que resultou na vitória de Lindomar Alves (Republicanos) e Edneia de Brito (Republicanos) da coligação "Por Amor a Candeias"; Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa foi eleita com 7.732 votos, o que representa 74,47% dos votos válidos.
O segundo lugar ficou com a chapa composta por Dr. Ribamar Araújo (PL) e Sérgio Viero (PP) da coligação “Uma nova história para Candeias do Jamari” com 2.512 votos (24,19%); em terceiro lugar ficaram Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) com 139 votos (1,34%).
Foram contabilizados ainda 221 votos em branco e 248 nulos. Ao todo, 10.852 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 40,93%, o que significa que 7.520 pessoas não compareceram ao pleito e precisarão justificar sua ausência em até 60 dias.
Confira o resultado oficial na página da eleição no site do TRE-RO.
O domingo de eleição transcorreu de modo tranquilo nos 64 locais de votação. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RO, não houve ocorrências com urnas eletrônicas, não precisando de substituições.
O Disque-eleição 0800 148 0148 da Justiça Eleitoral em Rondônia registrou 129 atendimentos por telefone, sendo 127 pedidos de informação e 2 denúncias eleitorais.
Já no serviço chatbot, por meio do WhatsApp, o TRE-RO realizou 152 atendimentos de 03 a 08 de junho (segunda à sábado), e neste domingo foram 151 atendimentos.
O presidente do TRE-RO, desembargador Danilo Lagos, ressaltou ainda a celeridade e ordem do pleito. “Foi uma eleição tranquila, em segurança, dentro do planejado. E o mais importante, sem que houvesse nenhuma urna de contingência usada, ou seja, sem troca de urnas”, afirmou o magistrado.
Passados 54 minutos do fim da votação, o Sistema de Totalização - SISTOT já apresentava o resultado, computando os votos por meio das leituras das mídias instaladas nas urnas.
O aplicativo Resultados registrou resultado de forma rápida e independente e aplicativo Boletim na Mão, permitiu a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso por cada urna das seções eleitorais, possibilitando a qualquer pessoa interessada obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet.
As ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral garantem transparência e agilidade das eleições no Brasil, permitindo a qualquer cidadã ou cidadão verificar a lisura do processo.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO