Equipe da Afya São Lucas conquista título estadual do Desafio Liga Jovem
Estudantes da Afya São Lucas vencem o Desafio Liga Jovem do SEBRAE em Rondônia com um projeto de alfabetização via inteligência artificial, agora rumo à etapa nacional.
Porto Velho, 19 de novembro de 2025 – Alunos do primeiro ano de Ciência da Computação da Afya São Lucas conquistaram o título estadual do Desafio Liga Jovem do SEBRAE. A competição, que contou com a participação de 64 mil inscritos em todo o Brasil, teve 2 mil participantes somente no estado de Rondônia e é considerada uma das mais desafiadoras do país.
O projeto vencedor se destaca por seu propósito social, visando alfabetizar pessoas que não tiveram oportunidades de aprender a ler e escrever. Para isso, a equipe utilizou inteligência artificial para mapear o perfil de cada indivíduo, permitindo um processo de ensino personalizado.
João Vitor Ferreira Ribeiro, um dos alunos, expressou a felicidade da equipe: “Estamos felizes por ter passado para a próxima fase e gratos por ter chegado até aqui. Estamos nos preparando há mais de dois meses e esperamos entregar nosso melhor.”
A avaliação do projeto foi feita por uma equipe de especialistas em inovação de Rondônia. O professor orientador, Clayton Guimarães Cova Dos Santos, destacou que receberam feedback positivo sobre as fases do projeto, ampliando a confiança em avançar para a etapa nacional.
O Pró-Reitor, Francisco Rodrigues, ressaltou a importância da conquista: “Estamos extremamente orgulhosos de nossos alunos e do impacto que seu projeto pode ter. Essa vitória reflete não apenas o talento acadêmico, mas também o compromisso social que cultivamos na Afya São Lucas.”
A etapa nacional do desafio ocorrerá em 29 de novembro, em Belém do Pará. Caso a equipe se destaque novamente, eles poderão ser selecionados para a etapa internacional em Londres, no início do próximo ano.
O Coordenador do Curso de Ciência da Computação, MsC. Liluyoud Cury de Lacerda, destacou que o projeto aborda um problema social importante no Brasil, com um grande apelo social.
A equipe é composta por:
- Ana Júlia Sales de Sá
- Antônio Lucas Florêncio da Silva
- João Vitor Ferreira Ribeiro
- Liandra Cristine Oliveira Prado
- Matheus Souza Talon
Com o suporte do professor Clayton e a coordenação de MsC. Liluyoud Cury de Lacerda, a Afya São Lucas demonstra que educação de qualidade e inovação podem promover aprendizado e transformação social. Essa conquista reafirma a instituição como uma referência em educação superior no estado, e a comunidade acadêmica aguarda ansiosamente os próximos passos da equipe nessa jornada inovadora.