Dia difícil de Biden afunda esperanças de que os democratas sigam em frente

Dia difícil de Biden afunda esperanças de que os democratas sigam em frente

O argumento mais devastador contra a tentativa de reeleição de Joe Biden pode não ter vindo de um político ou especialista, mas de uma estrela de cinema.

Mas George Clooney, com seu artigo de opinião mordaz no New York Times, não é o único a se manifestar. Um coro crescente de democratas está afundando as esperanças do presidente de estabilizar sua campanha esta semana - e talvez para sempre.

Tudo isso aconteceu depois de parecer que o presidente havia virado a esquina, com o influente Congressional Black Caucus e importantes membros liberais do Congresso expressando seu apoio a ele.

Mas agora o cenário mudou mais uma vez — e tudo isso em meio a uma cúpula de alto nível da OTAN com aliados dos EUA aqui em Washington.

Na noite de quarta-feira, Peter Welch, de Vermont, se tornou o primeiro senador democrata a pedir abertamente que Biden se retirasse, "para o bem do país", como ele escreveu em um artigo de opinião em um jornal.

O ritmo de deserções torna as apostas para a coletiva de imprensa do Sr. Biden no final da cúpula da OTAN na tarde de quinta-feira ainda mais altas. Será o maior teste não roteirizado para ele desde seu debate fracassado duas semanas antes, que desencadeou esta crise.

O Sr. Biden também tem uma entrevista marcada com o apresentador da NBC News Lester Holt na segunda-feira. Um tropeço ou passo em falso nos próximos dias pode reforçar todas as afirmações mais prejudiciais que o Sr. Clooney, um dos principais arrecadadores de fundos democratas, faz em seu artigo no New York Times .

O ator escreve que o declínio do presidente não é uma ilusão; é real. Ele aponta para uma arrecadação de fundos em Los Angeles que ele organizou para o presidente no mês passado. “O Joe Biden com quem eu estava há três semanas na arrecadação de fundos não era o Joe... de 2010”, ele escreve. “Ele nem era o Joe Biden de 2020. Ele era o mesmo homem que todos nós testemunhamos no debate.”

O presidente não está à altura da tarefa de derrotar Donald Trump em novembro, continua Clooney. Ele chama a alegação da campanha de Biden de que ele é a escolha dos eleitores das primárias democratas de "hipócrita, na melhor das hipóteses". E, talvez o mais devastador, ele diz que todo democrata proeminente com quem ele falou sabe de tudo isso — estejam eles dispostos a admitir publicamente ou não.

“Podemos enfiar a cabeça na areia e rezar por um milagre em novembro”, ele escreve, “ou podemos falar a verdade”.

BBC