Prefeitura de Porto Velho inicia obras de drenagem na zona Leste da cidade
A Prefeitura de Porto Velho iniciou obras na zona Leste para resolver problemas de alagamentos, com melhorias em drenagem e tubulações. A ação é parte de um investimento maior em infraestrutura.

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta semana um projeto que visa resolver problemas históricos de infraestrutura na capital rondoniense. Os trabalhos de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e manilhas, além da substituição de tubulações, a implantação de novas redes de drenagem e a construção de caixas de captação, estão sendo realizados na região do cruzamento das avenidas Mamoré e José Vieira Caúla, localizada na zona Leste da cidade.
Essas intervenções visam atender diretamente a comunidade local, incluindo usuários da Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio e alunos da escola Senador Darcy Ribeiro, que enfrentam alagamentos frequentes, mesmo durante chuvas moderadas.
O prefeito Léo Moraes ressaltou que os trabalhos na região envolvem limpeza, construção e desobstrução, com o objetivo de solucionar os problemas de alagamentos e outros transtornos devido à infraestrutura inadequada ao longo dos anos. "Nós estamos realizando a construção de uma rede auxiliar, colocando novas manilhas e promovendo a limpeza de toda essa região, o que traz mais tranquilidade para as pessoas que moram no entorno", afirmou Moraes. Ele acrescentou que, apesar dos desafios, a administração municipal está empenhada em mudar essa realidade.
Com a conclusão das obras, os moradores da área se beneficiarão do fim dos alagamentos durante chuvas moderadas e da redução significativa do volume de água em chuvas intensas, facilitando a drenagem e evitando que a água invada residências e comércios. Além disso, espera-se uma melhoria no trânsito e maior segurança nas vias da região.
A Prefeitura de Porto Velho já aprovou um investimento de mais de R$ 200 milhões para a realização de drenagens profundas dentro do perímetro urbano municipal, com o objetivo de retirar a capital de Rondônia da lista das cidades com pior saneamento do Brasil.