Tufão Shanshan atinge o Japão e gera alertas de deslizamentos de terra e inundações

Tufão Shanshan atinge o Japão e gera alertas de deslizamentos de terra e inundações
O tufão Shanshan inundou grandes áreas do Japão com chuvas torrenciais na sexta-feira, gerando alertas de inundações e deslizamentos de terra a centenas de quilômetros do centro da tempestade, interrompendo serviços de viagem e interrompendo a produção em grandes fábricas. Pelo menos quatro pessoas morreram e 99 ficaram feridas em incidentes relacionados à tempestade nos últimos dias, de acordo com a agência de gerenciamento de desastres.
Na região sudoeste de Kyushu, onde a tempestade que as autoridades dizem que pode ser uma das mais fortes a atingir a região chegou à costa na quinta-feira, os moradores estavam avaliando os danos após uma noite de chuva forte e ventos fortes. Yu Fukuda, 67, que administra uma fazenda de peixes e um restaurante adjacente na cidade turística de Yufu, na província de Oita, disse que chegou na manhã de sexta-feira e encontrou águas de um metro de altura inundando o prédio.
"Havia riscos nas janelas e em todos os lugares havia marcas de lama e sujeira, então eu podia dizer o quão alto a água tinha subido. Fiquei muito triste", ela disse à Reuters enquanto sua equipe e parentes limpavam os destroços de redes de pesca e peixes mortos. "Gostaria que o tufão tivesse passado rápido, mas ele ficou aqui por muito tempo", disse ela.
Trazendo rajadas de até 50 metros por segundo (180 km por hora/112 mph), fortes o suficiente para derrubar caminhões de mudança, o tufão estava perto da cidade costeira de Matsuyama, na província de Ehime, às 15h45 (23h45 GMT) e se movendo para o leste, de acordo com as autoridades.
Cerca de 250.000 residências em sete prefeituras ficaram sem energia em Kyushu na quinta-feira, de acordo com a Kyushu Electric Power Co., mas muitas tiveram os serviços restaurados na sexta-feira.
Agência Reuters