Previsão de tempo instável e alerta de chuvas intensas em Rondônia
Nesta quinta-feira (30), Rondônia enfrenta tempo instável com possibilidade de chuvas intensas e trovoadas. A temperatura varia entre 18°C e 30°C, com alerta do Inmet para ventos fortes e riscos de alagamentos.
Segundo a previsão do tempo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rondônia enfrentará um dia de tempo instável nesta quinta-feira, 30 de outubro. A maior parte do estado deve apresentar céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas.
As temperaturas previstas variam de máximas de 30°C a mínimas de 18°C, sendo mais frescas em comparação ao dia anterior. Especificamente, em Porto Velho a máxima chegará a 29°C e a mínima a 23°C, enquanto em Vilhena, os valores serão de 28°C e 19°C, respectivamente. Pimenta Bueno tem previsão de mínima de 23°C e máxima de 30°C.
O Inmet alerta para chuvas que podem variar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h. Os riscos associados incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas que devem ser mais afetadas incluem o norte de Mato Grosso, o leste de Rondônia, o sul do Amazonas, a região do Madeira-Guaporé e o sudoeste paraense. No estado de Rondônia, a atenção deve ser redobrada nos municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste e Jaru.
Como medidas de segurança, é recomendado que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso possível, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Informações adicionais podem ser obtidas através da Defesa Civil pelo telefone 199 e do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.