Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição da história na sexta-feira
Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição da história nesta sexta-feira, 23 de maio, com 6,3 milhões de contribuintes e R$ 11 bilhões em restituições.

A Receita Federal irá liberar na próxima sexta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025. Este será o maior lote da história, com a inclusão de 6,3 milhões de contribuintes e um total de R$ 11 bilhões a serem restituídos.
Dentre os contribuintes que receberão a restituição, 6.257.108 já estão contemplados, sendo que o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores. A distribuição das restituições será feita da seguinte maneira:
- 2.375.076 contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix;
- 2.346.445 contribuintes têm entre 60 e 79 anos;
- 1.096.168 contribuintes têm como maior fonte de renda o magistério;
- 240.081 contribuintes têm mais de 80 anos;
- 199.338 contribuintes possuem deficiência física ou mental ou doença grave.
Os contribuintes que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e a opção de receber via Pix terão prioridade no pagamento, mesmo que essa prioridade não esteja prevista por lei.
A consulta poderá ser realizada na página da Receita Federal, acessando a seção ‘Meu Imposto de Renda’ e clicando em ‘Consultar a Restituição’. Também está disponível um aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Os pagamentos serão efetuados em 30 de maio, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. O contribuinte que não estiver na lista deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e retirar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja depositada na conta indicada, como em situações de conta desativada, os valores poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, acessando o Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do banco através dos números disponibilizados.
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, indo até o menu ‘Declarações e Demonstrativos’ e clicando em ‘Meu Imposto de Renda’, seguido do campo ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.