Investimento em Pesquisa Científica na Amazônia busca Novas Fontes de Riqueza

Iniciativa britânico-brasileira visa fomentar pesquisas na Amazônia, promovendo avanços em diversas áreas e melhorando a vida dos habitantes locais.

Investimento em Pesquisa Científica na Amazônia busca Novas Fontes de Riqueza

A Amazônia é vista como um espaço cheio de oportunidades de investimento, com foco em conhecimento de mercado. Os investimentos na região têm potencial para impactar diversos setores da economia local, além de favorecer o enriquecimento através da pesquisa científica.

Um dos mais novos investimentos é o programa Amazonia BR/UK Workshops Grants, fruto de uma colaboração entre o British Council e a Iniciativa Amazônia+10. Este fundo é direcionado a pesquisadores europeus e brasileiros, abrangendo temas como biodiversidade, mudanças climáticas, bioeconomia, biotecnologia e melhorias nas condições de vida da população amazônica.

A iniciativa busca uma compreensão mais profunda da Amazônia, identificando novas fontes de riqueza ou melhores métodos de aproveitamento das já existentes. Espera-se que o programa traga avanços tanto na ciência quanto para a vida dos habitantes da região.

A Assembleia Legislativa de Rondônia comemorou recentemente 42 anos de sua instalação, mas não sem controvérsias. O evento foi manchado pelos escândalos relacionados a “rachadinhas” e o afastamento do deputado Jean de Oliveira, que estava sob investigação por envolvimento em grilagens de terras. O silêncio da casa em relação aos acontecimentos também gerou críticas.

Comparações estão sendo feitas entre os projetos do atual presidente Luís Inácio Lula da Silva e as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro em Rondônia. Apesar de Lula ter mais realizações na construção de casas populares e infraestrutura em Porto Velho, ele ainda não é o favorito nas eleições do estado, onde forças conservadoras dominam.

Em meio a um cenário político conturbado, o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, está avaliando suas opções para as próximas eleições. Apesar de estar isolado de seus concorrentes, os tucanos afirmam que ele não desistirá da disputa ao governo estadual e que, se optar por formar alianças, poderá surpreender o eleitorado.

A possibilidade de Hildon desistir da candidatura seria vista como uma oportunidade por figuras como o vice-governador Sergio Gonçalves e o deputado federal Fernando Máximo. Ambos esperam que, sem Hildon na corrida, suas chances de vitória aumentem, especialmente considerando que a maior parte do eleitorado se concentra no interior.

Os atuais deputados estaduais em Rondônia enfrentam a ameaça de renovação nas próximas eleições, com vereadores de Porto Velho mostrando-se como os principais concorrentes. Nomes como Marcio Pacele, Marcos Combate, e Elis Regina estão entre os mais votados, além de outros políticos como Célio Lopes e Fátima Cleide que também são cogitados.

Manaus, a capital da Amazônia, comemora 356 anos e se destaca como a sétima capital mais populosa do Brasil. O deputado federal Thiago Flores, que busca a reeleição, celebra o progresso nas obras do aeroporto de Ariquemes, que busca atender a região do Vale do Jamari, refletindo as dificuldades enfrentadas por outros aeroportos na região.

Fonte da imagem: Divulgação

Fonte das informações: Rondoniaovivo