Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados
O Cadastro Nacional de Celulares com Restrição permite a consulta de celulares roubados, furtados ou extraviados, garantindo segurança ao consumidor.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (14), o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), uma nova ferramenta que integra informações sobre aparelhos registrados como roubados, furtados ou extraviados.
A iniciativa consolida dados do programa Celular Seguro, permitindo que qualquer pessoa verifique, antes de efetuar uma compra, se o celular possui alguma restrição, especialmente no caso de aquisições de dispositivos de segunda mão.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, reforçou a importância da medida: “O cidadão tem o direito de saber se o celular que está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje.”
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o cadastro fortalece a prevenção à receptação de celulares roubados e uma ampliação do combate à criminalidade, além de proteger o consumidor ao adquirir um novo telefone.
O novo sistema possui um banco de dados oriundo do programa Celular Seguro, que já registra mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, e da base global da Anatel. Carlos Baigorri, presidente da Anatel, explicou que “essa é uma ação que vai além da recuperação de um celular roubado ou furtado. É uma ação de prevenção que protege o cliente antes mesmo de ele adquirir o telefone.”
O cadastro está disponível através do aplicativo Celular Seguro, que pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS. Para consultar, é necessário apenas o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que pode ser obtido manualmente ou pela leitura do código de barras na tela do aparelho.
Como consultar
Para verificar se um celular possui alguma restrição, siga os passos:
- Baixe o app Celular Seguro (disponível para Android e iOS);
- Na tela inicial, selecione a opção 'Celulares com Restrição';
- Digite o número do IMEI (composto por 15 algarismos) ou utilize a câmera para ler o código de barras;
- Para visualizar o IMEI no celular a ser consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.
Se não houver impedimentos, a tela confirmará que o aparelho está liberado para uso.