Agentes do ICMBio sofrem atentados em reserva no Acre
Agentes do ICMBio são alvos de atentados durante operação contra desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram alvo de atos criminosos na madrugada de domingo (15), na Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada no Acre.
Os ataques ocorreram durante a Operação Suçuarana, que visa coibir o desmatamento e a pecuária ilegal na região. Estradas foram bloqueadas por meio de queimadas, pontes foram destruídas e cercas cortadas. O ICMBio também relatou uma tentativa de incêndio no acampamento utilizado pela sua equipe de fiscalização.
Segundo o instituto, esses atos foram promovidos de forma articulada para “intimidar e impedir o trabalho de combate aos ilícitos ambientais”, comprometendo a continuidade da operação e assegurando a impunidade de atividades ilegais na Reserva Chico Mendes.
Apesar das obstruções, a fiscalização prossegue. O ICMBio notificou as autoridades competentes, incluindo órgãos de segurança pública e o Ministério Público Federal.
A Reserva Extrativista Chico Mendes é uma unidade de conservação federal criada para proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais extrativistas, assim como garantir a conservação dos recursos naturais da área. O ICMBio alertou que a expansão ilegal da pecuária representa uma grave ameaça tanto ao meio ambiente quanto aos moradores dependentes da floresta.