Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

Anvisa proíbe a comercialização de diversos medicamentos e um complemento alimentar, incluindo o Colágeno + Vitamina C e o Xarope da Vovó Isabel, devido à falta de registro e à falsificação de produtos.

Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização de diversos medicamentos e um complemento alimentar. Os produtos afetados incluem:

  • Colágeno + Vitamina C;
  • L-Treonato de Magnésio;
  • Espinheira Santa;
  • Xarope da Vovó Isabel (também conhecido como Xarope da Vovó);
  • Curcumyn Long (suplemento alimentar);
  • Ingrediente farmacêutico Dysport® (Toxina Botulínica A), lote L42158.

As resoluções sobre a apreensão e recolhimento desses produtos foram publicadas no Diário Oficial da União em 18 de julho, e assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa.

A razão da proibição do Xarope da Vovó é que ele é fabricado por uma empresa desconhecida, sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa. O fabricante dos outros três produtos, Grupo Nutra Nutri Ltda, também não possui autorização de funcionamento da Anvisa e não tem registro para os produtos mencionados.

Quanto ao lote de Dysport®, a Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda não reconhece o lote como original, caracterizando-o como falsificação. Além disso, o suplemento Curcumyn Long não atende às especificações exigidas pela legislação referente à sua forma de obtenção.

Para mais informações, os interessados podem consultar os canais de atendimento disponíveis no portal da Anvisa.