PF prende 5 em operação que mira importação de armas de grosso calibre para abastecer crime organizado em Porto Velho
A Polícia Federal realiza a Operação Magnus Terminus em Guajará-Mirim, prendendo cinco pessoas relacionadas à importação ilegal de armas para o crime organizado em Porto Velho.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13), a Operação Magnus Terminus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico internacional de armas de fogo em Rondônia. A ação, focada na cidade de Guajará-Mirim, ocorre na fronteira com a Bolívia.
A operação resultou no cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia. Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de armas e munições de uso restrito.
A Polícia Federal apreendeu:
- Três revólveres
- Duas pistolas
- Cinco espingardas
- 208 munições
- Diversos componentes utilizados para a fabricação de armas
- Dois veículos
- R$ 4,9 mil em espécie
Adicionalmente, uma oficina clandestina de armamentos, supostamente utilizada pelo grupo investigado, foi desativada.
As investigações tiveram início com base em informações obtidas na Operação Magnus Pedites, deflagrada em 2023, que tinha como foco o combate ao tráfico de drogas. Constatou-se que o grupo atuava na importação ilegal de armas da Bolívia, incluindo fuzis e submetralhadoras, para abastecer organizações criminosas em Porto Velho.
Os investigados poderão responder por crimes como tráfico internacional de armas de fogo, associação criminosa e fabricação irregular de armamentos, e permanecem à disposição da Justiça.