Celular apreendido leva PF a operação contra garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

A Polícia Federal inicia a Operação River Shield para combater o garimpo ilegal em terras indígenas de Rondônia, após indícios revelados por celular apreendido.

Celular apreendido leva PF a operação contra garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (6) a Operação River Shield, com foco no combate ao garimpo ilegal em áreas de proteção federal, especialmente na Terra Indígena Parque do Aripuanã, em Rondônia.

A operação foi iniciada após a análise de um celular apreendido durante a Operação Elementos, realizada em novembro de 2023, que resultou na localização de balsas, acampamentos e equipamentos usados na extração ilegal de ouro no rio Capitão Cardoso.

O conteúdo do celular revelou indícios sobre a atuação de um grupo envolvido na exploração e comercialização de minério extraído de terras indígenas. Com base nessas evidências, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Tangará da Serra (MT) e Redenção (PA), expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena.

Os alvos da operação incluem indivíduos ligados à operação de balsas, contato com indígenas e à distribuição do ouro extraído ilegalmente. A busca busca apreender mídias, documentos, registros financeiros e dispositivos eletrônicos.

Além das buscas, os investigados estão sujeitos a medidas cautelares, como a proibição de acesso às terras indígenas e a restrição de contato entre si e possíveis testemunhas.