Enem 2025: prazo para pagar taxa de inscrição termina em 18 de junho
O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 termina em 18 de junho. Saiba como efetuar o pagamento e as datas das provas.

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que não receberam isenção devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 18 de junho para garantir a sua participação nas provas.
Aqueles que não foram isentos tiveram um período extra de uma semana para realizar o pagamento, após a prorrogação do prazo de inscrição anunciada pelo Ministério da Educação no último sábado, dia 7 de junho.
Formas de pagamento
Após a confirmação da inscrição, o valor da taxa de inscrição, que é de R$ 85, pode ser pago de diversas formas: através de boleto gerado na Página do Participante, via Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente e poupança. Para pagamentos via Pix, os candidatos podem usar o QR Code que aparece no boleto.
Inscrições
Todos os interessados devem se inscrever na página oficial do Enem, incluindo aqueles que estão isentos da taxa de inscrição. Neste ano, estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública terão suas inscrições pré-preenchidas no sistema, mas devem confirmar sua participação na Página do Participante e selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual desejam ser avaliados.
Datas das provas
O Enem 2025 será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. No entanto, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão em outras datas: 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no estado.
Candidatos que estavam a fim de realizar o Enem nas cidades citadas ainda podem escolher fazer as provas nas datas regulares, desde que optem por outro município no momento da inscrição.
Certificação
Na edição deste ano, o Enem também irá certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes com mais de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário atingir no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Pé-de-Meia
Estudantes do ensino médio em escolas públicas que estão no programa Pé-de-Meia do MEC receberão uma parcela bônus de R$ 200 se participarem dos dois dias de provas do Enem 2025. Esse pagamento será realizado após a conclusão do ensino médio. Além disso, todos os participantes do programa tiveram isenção da taxa de inscrição.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação que mede o desempenho escolar dos alunos ao final da educação básica. Em mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).