Candidatos do Programa CNH Social em Rondônia podem consultar resultados
Candidatos selecionados no Programa CNH Social de Rondônia devem apresentar documentação entre 13 e 22 de agosto para garantir primeira habilitação gratuita.

Candidatos inscritos no Programa CNH Social, promovido pelo governo de Rondônia através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), já podem consultar a lista dos selecionados, disponível no site do órgão. Aqueles selecionados devem apresentar a documentação necessária entre os dias 13 e 22 de agosto em uma das unidades do Detran-RO, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
O programa irá beneficiar um total de 1.500 pessoas com a primeira habilitação gratuita nas categorias A, B e AB, sendo 150 dessas vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD).
De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa é uma oportunidade importante na construção de um futuro melhor para a população, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Etapas do Programa
Os candidatos devem apresentar um comprovante de residência e um documento de identificação válido, como RG e CPF, conforme informado na inscrição. A não apresentação desses documentos poderá resultar em desclassificação. Essa documentação é essencial para o registro da primeira habilitação e para a coleta de imagem e registro biométrico.
Uma vez que o processo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aberto, o candidato será convocado para uma avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental. Se considerado apto, o candidato dará início ao curso teórico-técnico em uma das entidades contratadas. O prazo para concluir o curso e realizar o exame teórico-técnico é de até 60 dias. Após a aprovação, o candidato poderá iniciar as aulas práticas de direção.
Critérios de Seleção
A seleção dos candidatos levou em conta os critérios do edital, que incluem ter 18 anos ou mais na data da inscrição, ser titular ou dependente do Cadastro Único (CadÚnico), saber ler e escrever, e ter uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou uma renda total de até dois salários mínimos por família, entre outros requisitos.
Inscritos
O programa CNH Social em Rondônia registrou 56.536 inscritos, dos quais 75,24% se declararam do sexo feminino. A maioria das inscrições foi feita por pessoas entre 18 e 20 anos. Além disso, 1.963 pessoas com deficiência se inscreveram, assegurando vagas exclusivas para esse grupo.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou o empenho da gestão estadual em oferecer estrutura e agilidade no atendimento aos candidatos, bem como a importância da formação responsável de novos condutores. “A CNH Social garante gratuidade em taxas, exames, aulas teóricas e práticas, proporcionando oportunidades para a população. É um avanço significativo para nosso estado”, afirmou.