Voltar Publicada em 20/06/2021 | Porto Velho

Governo de Rondônia decide retomar gradativamante as cirurgias eletivas


 

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do Facebook
CLIQUE NO GRUPO

Através de novo decreto publicado em 17 de junho de 2021, o Governador Marcos Rocha optou por permitir a retomada de cirurgias eletivas no âmbito do estado de Rondônia, porém com ressalvas.

Importante salientar que não são todas as espécies de cirurgias que podem retornar neste período, a situação ainda encontra-se em alinhamento, observando sempre as taxas de ocupação de leitos e UTI de contaminados por Covid-19.

Nos hospitais particulares, ficou liberada a realização de cirurgias eletivas sob a responsabilidade dos diretores técnicos das respectivas unidades de saúde. Neste aspecto, devem ser considerados o número de leitos de UTI, estoque de medicamentos e kit entubação.

Nos hospitais públicos, o decreto publicado liberou as cirurgias eletivas desde que que paciente não venha a necessitar de UTI para o pós operatório.

 

Ademais, como a situação ainda encontra-se em fase de alinhamento, a Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) precisará encaminhar em até 30 dias o Plano Estadual de Retomada de Cirurgias para definir com exatidão essa questão.

A Parlamentar considera este um momento de comemoração, pois já havia pedido em documento protocolado que o Governo retornasse com as cirurgias eletivas, pois muitas pessoas no estado padecem necessitando destas cirurgias, correndo, muitas das vezes, risco de vida durante esta longa espera pelo fim da pandemia.

É certo que a disseminação pelo Covid-19 ainda é alta, e que estes pacientes necessitam de muita estrutura e profissionais para atendê-los, mas não se pode ignorar aqueles que sofrem de outras enfermidades também urgentes e graves.

“Neste momento, o maior compromisso do Poder Público deve ser com a saúde da população de Rondônia”, afirmou Cassia.

Fonte: Assessoria de Comunicação / OportalRO.com

Fotógrafo: Divulgação

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS