Voltar Publicada em 24/01/2021 | Ji-Paraná

OXFORD – Ji-Paraná recebe no início da noite deste domingo, 2° lote de vacinas contra Covid-19


 

A nova remessa da vacina vinda da Índia, representa para muitos a esperança de dias melhores. Para o titular da pasta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, o bom relacionamento do governador de Rondônia com o Governo Federal tem sido importante em várias tratativas com o Ministério da Saúde, resultando na possibilidade de serem enviados mais médicos para atuarem nos leitos de UTIs, que já estão prontos, nos Hospitais de Campanha do Centro e da zona Leste de Porto Velho.

Fernando Máximo explica que, o Ministério da Saúde (MS) tem informado ao Governo de Rondônia que, em breve, haverá novas remessas. “Infelizmente os laboratórios não conseguem produzir em grande quantidade para mandar de uma vez todas as vacinas. Mas cada semana tem uma gotinha de esperança chegando e ficamos muito felizes com isso, pois serão mais 13 mil pessoas vacinadas no Estado de Rondônia. Agradeço os meios de Comunicação que tem auxiliado na divulgação contra as aglomerações e a favor das medidas preventivas”, destacou.

Por determinação do governador de Rondônia, ainda neste domingo, as vacinas foram conduzidas aos polos Regionais de Saúde: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim. Toda a logística de distribuição dos imunizantes, tanto por via terrestre quanto aérea, contou com grande reforço na escolta do material, envolvendo as Polícias Federal, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O secretário da Saúde detalhou que as vacinas saíram da Central da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Porto Velho em caravanas com destino à Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Outra por via terrestre em direção à Candeias, Itapuã D’Oeste e Ariquemes. A terceira foi por via aérea para Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná. As vacinas foram entregues em menos de 24 horas nas Regionais de Saúde.

Nesta remessa será feita a aplicação da primeira dose da vacina, com prazo de intervalo de 90 dias para a aplicação da segunda dose. A expectativa é que novos lotes da vacina de Oxford cheguem o mais breve possível.

Segundo o diretor da Agevisa em exercício, Edilson Silva neste primeiro lote de 13 mil doses da vacina de Oxford, cada frasco contém dez doses, ou seja, cada frasco tem capacidade de imunizar 10 pessoas. “A distribuição seguirá o mesmo fluxo, conforme ocorrido na chegada da primeira remessa das vacinas CoronaVac, na última semana”, detalhou.

É importante salientar que o Governo do Estado de Rondônia distribui as vacinas aos polos Regionais da Saúde. Contudo, cabe ao município a execução da vacinação atendendo ao que determina os Planos de Vacinação apresentados pelos Governos Federal e de Rondônia. Ji-Paraná recebeu 13 mil doses. O Prefeito Isaú Fonseca foi receber pessoalmente o imunizante.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas dançando, céu, atividades ao ar livre, água e natureza, texto que diz

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite, avião, céu, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu, noite, atividades ao ar livre e natureza

Fonte: Governo de Rondônia

Fotógrafo: Assessoria/Isaú Fonseca

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS