Voltar Publicada em 24/04/2021 | Porto Velho

Frente fria moderada chega em Rondônia neste fim de semana e provoca fortes temporais


 

Uma frente fria moderada chega em Rondônia  no domingo (25/4/2021), com fortes rajadas de vento, chuvas intensas, raios e possibilidade de granizo. No dia seguinte, segunda-feira, logo nas primeiras horas, a frente fria chega ao Vale do Guaporé e Sul de Rondônia, também com chuvas e temporais.

Todo o estado será atingido pela primeira friagem do ano, que será fraca, no aspecto de temperatura, embora a frente fria, que a antecede, e a massa de ar, que vem na sequência, serão moderadas, com ventos intensos e muito secos.

A temperatura cai bruscamente, mas não muito. Na segunda-feira, o tempo ficará com céu encoberto e muito vento, sendo que a temperatura máxima, durante o dia, deverá ficar abaixo de 26ºC, na maioria dos municípios. Ao amanhecer dos dias seguintes, a mínima deverá oscilar entre 19 e 22ºC, nas demais cidades do oeste e do sul do estado. 

A massa de ar polar que chega neste domingo sera a primeira friagem do ano que será sucedida por uma friagem típica da Amazônia Ocidental.

A Região que mais sentirão a primeira friagem do ano serão o sul e oeste de Rondônia, o sul e oeste do Amazonas, o centro, sul e oeste de Mato Grosso, as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru. O sudoeste de Goiás poderá sentir levemente o efeito desta onda polar.

Alerta para fortes temporais e transtornos à população

Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência, no próximo domingo, de fortes temporais, com chuvas intensas, ventanias, raios e possibilidade, em alguns pontos, de queda de granizo.

Assim, poderão ocorrer transtornos à população, como inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.

Tempo muito seco e ensolarado na próxima semana

A intensa massa de ar polar que penetrará na região, a partir de segunda-feira, deixará o tempo bom, sem chuvas e muito seco, com os dias quentes e ensolarados e as noites estreladas e frias, pelo menos até o primeiro dia de maio, no Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no sul da região de selva do Peru.

Calor abafado e chuvas passageiras até domingo

Até a manhã do próximo domingo, o calor abafado, com chuvas passageiras e pontuais, vai predominar em todo o Acre e áreas vizinhas, principalmente no Amazonas, na Bolívia e no Peru.

No entanto, em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes, porém, de forma passageira.

 

ra.

Análise da Imagem de Satélite

Fonte: Sipam

Fotógrafo: Divulgação

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS