Voltar Publicada em 16/04/2021 | Porto Velho

Em Rondônia, ponte sobre o rio Madeira que dá acesso ao Acre está em finalização para inauguração

Inauguração está prevista para o final deste mês de abril. Construção da ponte teve início em 2014 e custou R$ 140 milhões

 

A ponte sobre o rio Madeira localizada no distrito de Abunã, em Porto Velho, está recebendo os últimos retoques. As obras tiveram início há sete anos e custaram cerca de R$ 140 milhões. Depois de finalizada, a ponte vai facilitar o acesso ao estado do Acre.

Nesta semana estão sendo feitas as juntas de dilatação na pista, meio fio e pintura. Por última será instalada a sinalização. A liberação do tráfego de veículos, no entanto, depende da inauguração oficial, que ainda não tem data definida.

As obras, iniciadas em 2014, chegaram a ser suspensas em alguns momentos devido a pandemia da Covid-19. Em julho de 2020, a estimativa de inauguração da ponte era para dezembro do mesmo ano, mas precisou ser novamente adiada.

“Nós dependeremos exclusivamente da agenda do presidente Bolsonaro e do ministro Tarcísio para a solenidade. Após a inauguração formal da ponta que ela será liberara para o tráfego”, explica o superintendente do Dnit, André Lima.

Pelo volume de veículos que passam pela balsa, a estimativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é de que 2 mil veículos devem cruzar a ponte por dia.

A facilidade do acesso deve reforçar a relação comercial entre Rondônia e Acre, principalmente no agronegócio, e aumentar o trânsito de veículos entre os estados, segundo explica o superintendente do Dnit-RO.

“Com certeza as pessoas no acre vão plantar soja, milho e outras culturas e vai incrementar bem o tráfego da ponte. Estima-se um crescimento no tráfego de 3% a 5% por ano”, diz André Lima.

 

Fonte: G1/RO

Fotógrafo: Divulgação

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS