Voltar Publicada em 24/02/2021 | Brasília

Presidente da AROM comemora lançamento de programa de gestão de recursos da União para prefeituras


 

Uma caravana de prefeitos, liderada pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Célio Lang, esteve presente ao lançamento da “Agenda do Prefeito + Brasil: o Guia do Novo Prefeito”, programa do Governo Federal para facilitar a gestão de recursos da União para investimentos no País. O presidente Jair Bolsonaro abriu o evento, realizado em Brasília na última terça-feira, e conversou com vários prefeitos de Rondônia hipotecando apoio as ações dos municípios. 
 
Para Célio Lang, que é prefeito de Urupá, o treinamento dos técnicos e as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo programa representam o comprometimento do Governo Federal com as prefeituras. Ele lembra que a maioria dos novos mandatários foi eleita no ano passado e desconhece os mecanismos necessários para captação de verbas públicas para obras de desenvolvimento. “A preocupação da República é preparar as equipes para conseguir captar recursos e garantir a gestão entre as prefeituras e o Governo Federal. Essa agenda é voltada para organização do sistema para que as coisas aconteçam e o Brasil ande com os municípios”, explicou Célio Lang.
 
O presidente da AROM conversou com o presidente Bolsonaro e recebeu a garantia de que a União está aberta as parcerias com as prefeituras e para melhorar a gestão de recursos disponibilizará tecnologia, treinamento e pessoal para formar os técnicos municipais. Além de Lang, estiveram no encontro os prefeitos de Itapuã do Oeste, Moisés Garcia Cavalheiro; Rio Crespo, Evandro Epifânio de Faria; Cujubim, Pedro Fernandes; Monte Negro, Ivair Fernandes; Cacoal, Adailton Fúria; Ji-Paraná, Esaú Fernandes; Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro; São Felipe, Ney da Paiol; Rolim de Moura, Aldo Júlio; Candeias do Jamari, Valteir Queiroz; e Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni.
 
O que é a Agenda do Prefeito + Brasil: O Guia do Novo Prefeito
 
O projeto é elaborado para conduzir as ações municipais nos primeiros dias de mandato; O Informe Federativo, que traz informações sobre as ações em benefício dos municípios; o Programa de Formação Prefeito + Brasil, que capacita e atualiza os envolvidos na administração pública; e o Portal Federativo, que fornece painéis especializados e informações sobre convênios e prestação de contas. A ideia central é um conjunto de ações para auxiliar os prefeitos na gestão municipal, com diretrizes para a elaboração de políticas públicas eficientes.

Fonte: OportalRO.com

Fotógrafo: Divulgação

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS