Voltar Publicada em 05/10/2022 | Brasília

ELEIÇÕES 2022 – Simone Tebet anuncia apoio a Lula no 2º turno das eleições


Para entrar em nosso Grupo de Notícias do Facebook
CLIQUE NO GRUPO

Candidata à Presidência derrotada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB) anunciou nesta quarta-feira (04), seu apoio a Lula (PT), que disputa o segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

Em pronunciamento, Tebet diz que mantém críticas a Lula, mas que depositará nele o seu voto por "reconhecer seu compromisso com a democracia e com a Constituição", declarou. "O que desconheço no atual presidente", completou, mencionando o chefe do Executivo.

Também nesta quarta-feira, o MDB divulgou comunicado no qual libera seus filiados a apoiarem quem quiserem neste segundo turno. 

"Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição com relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", afirmou o partido em nota assinada pelo presidente da legenda, deputado Baleia Rossi.

Partido rachado

O apoio de Tebet evidencia ainda mais a polarização dentro do MDB. Somente nesta quarta-feira, dois integrantes do partido anunciaram apoios opostos. 

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho irá apoiar Lula, ao contrário de Ibaneis Rocha, governador reeleito do Distrito Federal, que reuniu-se com Bolsonaro nesta manhã e declarou apoio à reeleição do presidente.

Apoios

Desde que confirmou a ida ao 2º turno, Bolsonaro conquistou apoios importantes, como de Romeu Zema (Novo), reeleito no 1º turno em Minas Gerais, de Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador de São Paulo  e derrotado nas urnas no domingo, e Ratinho Júnior (PSD), que ficará no comando do Paraná por mais um mandato. Além deles, o atual presidente também tem palanque no Rio de Janeiro com a reeleição de Claudio Castro (PL).

Simone Tebet, terceira colocada nas eleições, declara apoio a Lula no  segundo turno | Eleições 2022 | G1

Fonte: Portal Terra

Fotógrafo: Portal Terra

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS